TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comunitária

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

   Através desse trabalho de campo, o grupo que foi subdividido em duplas, teve a oportunidade de vivenciar contextos diferentes e ao mesmo tempo parecidos da área, sendo que em todas as realidades, o lado humano prevalecia em cada atitude, e é exatamente essa realidade, a condensação e a importância que o grupo buscou passar para esse trabalho escrito.

“A psicologia comunitária é um contato direto e uma expressão direta de projeto de compromisso com a população. São os psicólogos trabalhando nas favelas, nas comunidades e associações de bairro, nas creches, junto com as mães no movimento de creche e nas entidades sindicais.” (Psicologia Ciência e Profissão, 2010, 30 (num.esp.), 246-271).  

A partir da análise dos dados das entrevistas e materiais de estudo, foi possível compreender como se desenvolvem as práticas e modos de atuação que hoje promovem qualidade de vida e busca desenvolver, de modo ético, a autonomia nos indivíduos, procedimento que é realizado a partir da análise dos problemas de uma comunidade.

  • CAMPO DE ATUAÇÃO

A atuação do psicólogo social comunitário foi se abrangendo ao decorrer dos anos, principalmente após a década de 80 quando uma nova política pública de saúde mental se instalou com a criação dos chamados equipamentos substitutivos, formados pelos centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as residências terapêuticas, os centros de convivência, as oficinas abrigadas de trabalho e as enfermarias psiquiátricas em hospital geral, etc. O grupo percebeu através das entrevistas que o psicólogo comunitário faz o aconselhamento, a prevenção e em alguns casos também faz a remediação. Atua nas comunidades e faz a resolução dos problemas sociais, contribui para a construção de programas de intervenção social, apoia os grupos e organizações da comunidade para que funcionem de forma eficaz, cumprindo os objetivos a que se propõem ao nível da cultura, do bem-estar físico e do desenvolvimento integral dos grupos que pretendem beneficiar. Pode também contribuir para a consultoria na criação de grupos ou organizações de ajuda mútua, onde as pessoas podem ajudar-se a si próprias e a outras na resolução dos seus problemas de forma natural, integrada e que promove o sentimento de integração e de pertença. Nas atividades trabalham também com outros profissionais como assistente social, enfermeira, médico, sociólogo e dentista, assim como comentou a psicóloga F.V em sua entrevista:

No momento nós estamos trabalhando, nós temos uma interface aqui - psicólogo assistente social e nós temos na equipe uma socióloga, que é quem faz a triagem da nossa demanda lá na frente. Além do pessoal da parte operacional, que são os administrativos.”

Um exemplo disso são as políticas sociais recentemente adotadas, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que vêm gerando importantes campos de trabalho para os psicólogos em todo o país, evidenciando a importância da psicologia nas políticas públicas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento social e combate à fome, em 2005 foi consolidada a participação dos psicólogos no corpo técnico da equipe dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.

 A psicologia social comunitária privilegia o trabalho com grupos, e enfatiza a elaboração de uma teoria e prática pautada em valores, como ética da solidariedade, resgate dos direitos humanos fundamentais e busca da melhoria da qualidade de vida. Por esses motivos a participação do psicólogo se faz tão necessária e fortalece os serviços de proteção social básica.

  • POPULAÇÃO ATENDIDA

O que pôde ser percebido pelo grupo, é que no contexto social, são as pessoas carentes, na linha da pobreza que são assistidas. Claro que é uma afirmação óbvia e relevante para os olhares externos e que tão pouco se preocupam com o “compromisso social”, já muito discutido pela Ana Maria Bock, como quando a mesma diz a psicologia é um bem social e todos devem ter acesso a ela”. Mas o que essas pessoas sabem superficialmente está bem longe do verdadeiro significado da psicologia comunitária e das pessoas que por ela passam. Até mesmo as pessoas que são atendidas desconhecem a verdadeira missão da psicologia, assim como afirma a psicóloga L.N:

E ainda o psicólogo é visto como aquele profissional que trata de louco”. Até as crianças atendidas pela psicóloga M.S, têm essa visão distorcida: “Eles tem um pouquinho de medo, às vezes quando a gente fala que vai vim pro psicólogo, eles acham que é bronca.”

Mas como toda visão pode ser mudada, as psicólogas contaram que conforme o tempo passa e os atendimentos vão acontecendo, as pessoas vão deixando o preconceito de lado e entendem que a inserção da psicologia dentro e fora da comunidade é essencial. Logo, chegam para serem assistidos de várias formas – por meio de matrícula, através de cursos, projetos, por procura espontânea e também por encaminhamento de políticas públicas, como o Conselho Tutelar. Essas pessoas, em sua maioria são mulheres, que vão de dezessete a noventa anos, muitas vezes criam os filhos sozinhas e lugares de assistência psicossocial como o CRAS, para ter acesso ao benefício do Bolsa Família e a instituições que promovem atividades para qualificação profissional para se matricularem em algum curso como o de corte e costura e terem alguma renda, mesmo que mínima. Entretanto, nos últimos anos a população idosa (que vem aumentando vertiginosamente) tem procurado auxilio nos CRAS atrás do BPC (Benefício da Prestação Continuada), e muitos deles acabam chegando em situações críticas, sem portar nenhum documento, o que dificulta o trabalho de toda a equipe.

Portanto, é diante dessas adversidades que a psicologia comunitária lida diariamente e isso que torna essa área tão desafiadora, cada pessoa é um desafio novo e todos os dias são diferentes, a sociedade já não é a mesma e tudo isso afeta a profissão no geral, assim como explica a psicóloga F.V:

“A sociedade precisa de respostas um pouco mais abrangentes e   eficazes, a gente está ai se deparando com arranjos familiares diversificados. Então a psicologia vem com essa coisa do “não preconceito”, “vamos olhar para isso”, “vamos entender como está isso”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com