TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comunitária

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

O Texto vai abordar reunioes mensais de um grupo de educadores e psicologos. Teve inicio devido a procura desses profissionais da educação para conversarem com os psicologos da USP. Diferente quando as conversas ocorrem na escola e quando ocorrem na USP, pois ser psicologo e estar na escola, muitas vezes, produz-se a necessidade de atendimentos individuais.

Nasce a crença de que as faltas são de ordem individual e que é possível preencher o que falta, como se a falta de disciplina, atenção, esforço e concentração dos alunos e a falta de vontade de mudar, relacionando ao filme como estrelas na terra, essa falta de Ishan de não aprender a ler e escrever, os pais e professores relacionam isso a falta de interesse e disciplina do aluno, pois consideram que ele não tem interesse em aprender.

Quando algo não sai conforme o esperado na escola, um dos mecanismos desenvolvidos é a produção de culpados: culpas sobre o aluno, a família, o sistema de ensino, o professor. O Aluno Ishan não consegue fazer o teste de matemática ou ate mesmo não consegue ler os adjetivos solicitados pela professora, então ela se irrita bastante e o coloca de castigo, logo após os pais de Ishan são chamados na escola para conversar com a diretoria e ser informado que não podem conitnuar com ishan, se isentando da culpa dele não aprender e ainda informando que o mesmo pode ter algum problema, então há ai o processo de culpabilização.

A Relação escola/comunidade implica aprofundar nos afazeres intitucionais referentes aos pais, não raro os professores lançam a hipotese de que as maes ( ou pais) estão impotentes para cuidar dos filhos. No filme, os pais somente vão a escola quando solicitado, pois Ishan já havia repetido 2 vezes a mesma série e nem assim os pais investigaram com a escola os possíveis motivos, se sentem indignados quando a diretora levanta a hipotese de um problema com Ishan e decidem então leva-lo a um colegio mais rigido, pois consideram que o problema do garoto é falta de disciplina.

Outra parte importante do texto é quando ele cita a o espanto no território escolar sobre o congelamento das relações, a impossibilidade de cada educador se ver no movimento de produção daquilo que acontece. No filme, ishan teve vários professores que foram insensiveis aos comportamentos do garoto, não buscaram entender o porque dele se comportar daquela maneiras e quais as consequencias aversivas para ishan e como ele na sua posição de educador poderia intervir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com