TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comunitária

Por:   •  5/10/2020  •  Exam  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Questões Discursivas

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E SAÚDE

  1. Conforme a proposição da Organização Mundial da Saúde- OMS e do SUS, qual é o conceito ampliado de saúde?

 (expandindo o conceito de completo bem-estar físico, mental e social, emocionalpara além da ausência da enfermidade.)

 Resulta das diversas condições do indivíduo que promovem a qualidade de vida, tais como alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde (prevenção e Promoção). 

  1. Conforme a proposição da Organização Mundial da Saúde- OMS e do SUS, quais fatores estão implicados no processo de produção de saúde mental e/ou adoecimento?

Fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais  moradia, alimentação, escolaridade, renda e emprego, suporte social e comunitário, estilo de vida, idade, sexo, fatores hereditários.

  1. Qual o é conceito de Clínica Ampliada?

A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ela é baseada no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais, cujo o foco é a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde envolvendo ações terapêuticas individuais ou coletivas, sendo também esta uma prática construída através do diálogo buscando conhecer as múltiplas dimensões: biológica, psicológica, social dos sujeitos que procuram os serviços de saúde.

        

  1. O que caracteriza uma Clínica Ampliada e um modelo de atenção psicossocial em Saúde Mental?

Além do Reconhecimento da singularidade de cada um, das múltiplas dimensões: biológica, psicológica e social, ir além do sintoma e da doença, tem como foco integrar a equipe de profissionais de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, criando, assim, vínculo e diálogo mais profundo com o paciente (necessidade de trabalho em equipe, múltiplos olhares, projeto terapêutico, intersetorialidade), o reconhecimento de limites a busca de autonomia e protagonismo, vale ressaltar que neste modelo o médico não é a figura central, mas sim um importante colaborador em parceria com enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas, que em conjunto tem melhores recursos para orientar o paciente e construir uma boa proposta terapêutica, passando a ir além do individual, incluindo ações junto à família, grupos terapêuticos e de prática de atividades físicas e ações no território.

  1. Quais as possíveis intervenções do psicólogo comunitário no campo da saúde pública (saúde mental), a partir do modelo da clínica ampliada e da atenção psicossocial? Cite exemplos.

O psicólogo atua nesse cenário no âmbito social e comunitário com a finalidade de fortalecer os sujeitos como um cidadão de direitos e deveres, junto as políticas públicas, voltando para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade, direciona os atendimentos possibilitando autonomia na perspectiva da cidadania articulando a sua atuação em conjunto a uma equipe multidisciplinar, oferecendo serviços para a comunidade com um planejamento de acordo com a demanda de cada grupo comunitário, as necessidades apresentadas pelos sujeitos e seus familiares, situações apresentadas.  Dentro desse contexto é bastante oportuno dado o momento atual que estamos enfrentando de perda e luto devido a pandemia enfatizar e exemplificar  a partir do modelo da clínica ampliada e da atenção psicossocial o trabalho que vem sendo executado pelos psicólogos comunitários através do plantão psicológico realizado nas comunidades em conjunto com os agentes comunitários em saúde, onde são treinados pelos psicólogos (pois estes  é que fazem o meio de campo, o link entre a unidade de saúde e a comunidade) na identificação dos casos de sofrimento psíquico e também na possibilidade do psicólogo realizar o atendimento em domicílio para os usuários que não podem se deslocar para as UBS e precisam do atendimento psicológico e até mesmo encaminhamentos para os demais serviços das UBS  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com