TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Comunitária

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ATIVIDADE ESTRUTURADA - AV1

                                     PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E SAÚDE

  1. INTRODUÇÃO

A Psicologia é uma ciência que no início de sua atuação primou pelo cenário clínico, sendo a inclusão no contexto de saúde pública mais recente, segundo Amaral, Gonçalves e Serpa (2019). No meio comunitário, esse modelo clínico passou a ser refletido e criticado por não comportar as diferenças de demandas da comunidade acolhida em serviços públicos. Surge, então, a Psicologia Comunitária, tendo um enfoque pautado no contexto social e histórico, elaborando uma prática, sendo agente de mediação que tem como fundamentos: intervir a nível de prevenção primária, a nível de comunidade, atuando em uma perspectiva de mudança.

Partindo disso, este trabalho vem investigar formas de promoção de saúde em uma comunidade, nos provocando a reflexão sobre o seu território, fazendo um mapeamento, identificando aspectos vinculados a promoção de saúde comunitária e de adoecimento. Sendo tal pesquisa articulada com a análise de uma instituição inserida no território, a Casa de Vovó Dedé, tentando responder se esta pode ser um agente que promova saúde e bem estar à comunidade.

  1. DESENVOLVIMENTO 2.1) Descrição da Instituição

A instituição Casa de Vovó Dedé (unidade sem fins lucrativos), foi fundada em 1993 na

Barra do Ceará, em Fortaleza-CE. Tem como uma das missões promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, através dos projetos e atividades vinculadas à arte, cultura e educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os projetos de arte e cultura são direcionados através de cursos musicais, dança e educação por meio do ensino e da aprendizagem, formações de cunho do exercício profissional tecnológico em programação de computadores, designer e software, promovendo assim a prática do conhecimento visando desenvolver também a autossutentabilidade no que envolve toda a comunidade.

Além dos cursos e formações socioeducativas, a instituição realiza a proteção e atendimento a família dos membros que são assistidos pela unidade, sempre no cuidado da educação continua, até mesmo da parte nutricional, na unidade os professores e os alunos, são acompanhados por nutricionistas e entre outros profissionais. Vale destacar que um dos

principais focos da ONG é a busca ativa da inclusão social, no sentido de garantir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

A Casa de Vovó Dedé também promove alguns projetos considerados especiais visando o dinamismo em suas atividades assistenciais, para movimentar e intensificar os talentos artísticos e culturais dos jovens, através de palestras, ações sociais e educacionais com ênfase no respeito social e na diversidade humana.

2.2) Mapeamento do Território (Barra do Ceará)

A instituição pesquisada está localizada na Barra do Ceará em Fortaleza/CE, o bairro considerado o berço da história de Fortaleza, nascido no encontro do rio com o mar o bairro é considerado um dos mais antigos de Fortaleza.

Com 72 mil habitantes o bairro possui como ponto de valorização, seu potencial turistico devido às paísagens e o valor histórico. No entanto, a população reivindica a maiores investimentos em projetos que atendam as grandes demandas de melhorias em saúde, segurança pública e lazer que a população informa ser uma necessidade no bairro, conforme fontes jornalisticas levantadas. O Bairro possui três postos de saúde, mas a população reivindica melhoras no atendimento, possui falta de medicamentos e a população se vê amparada por seus cuidados.

A Barra do Ceará possui muitos espaços que expressam diferentes demandas e configurações sociais. Os fatores sociais e econômicos dessa comunidade tem exercido sobre o indivíduo e a família uma situação de vulnerabilidade e, portanto, riscos pessoais e sociais.

Em relação mapa terrórial foi possível observar que o bairro possui grande extensão:[pic 2]

Conforme comprovado pelo perfil demográfico disponibilizado pela prefeitura de Fortaleza:

[pic 3]

Em relação aos espaços de lazer, observamos que não são suficientes para a demanda e grande extensão do território e da população, o que pode ser um ponto a ser focado para o planejamento de ações que fortaleçam aspectos psicossociais. O que fortalece a necessidade de instutições como a descrita nesse trabalho para promoção de saúde psicológica da população presente nesse território.

[pic 4]

2.3)        Identificação na comunidade de aspectos vinculados a produção de saúde comunitária e/ou de adoecimento.

A Casa da Vovó Dedé em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará aderiu ao programa Ceará Solidário e desenvolveu um protocolo de higienização e uma cartilha para serem distribuídos a colaboradores, professores e alunos em combate a pandemia do COVID 19 (Corona vírus).

A Casa da Vovó Dedé não atua no combate a doenças, essa não é a sua proposta de atuação, mas realiza projetos, tais como: Não à fome; Ação Sustentável; Acorda, além de ações sociais de proteção e atendimento à família dos assistidos; Segurança Alimentar; Inclusão Social; de desenvolvimento de Arte e Cultura, através da música, dança, educação, formação de grupos musicais e promoção de eventos para incluir e promover a socialização e a saúde ampliada para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social por inapetência da ação pública.

A Missão da Casa da Vovó Dedé denota bem a sua essência de cuidado comunitário: “Nossa missão é promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da

arte, cultura e educação de crianças e jovens de seis a vinte e nove anos em situação de vulnerabilidade social”.,

e isso inclui, indissociavelmente, a ação preventiva da organização não governamental quanto a prevenção de doenças, seja em ações de educação, fomento à produção de renda e capacitação para o mercado de trabalho ou mesmo ações sociais de fomento à cultura e inserção social que promovem, sem dúvida, uma melhor qualidade de vida para a população atingida, entre vários aspectos na prevenção de doenças físicas e emocionais. (Fonte: https://www.cvdd.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (282.1 Kb)   docx (189.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com