TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Diante das Emergências e Estres

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

FAMINAS BH – Psicologia – 2021/1

Resenhado por Ramos. R, Caroline. Fidelis. C, Larissa.

Freitas. M. Antônio, Marcos. Soares. S. Cristina, Sara. Miranda. A, Vinicius.

A intervenção psicológica em emergências:

 Capítulo 1 - A psicologia diante de emergências e desastres

Cogo. S, Adriana. César. L. V, Adriana. Prizanteli. C, Cristiane.

Jabur, Eleonora. Hispagnol. R. G, Isabela. Franco. P. Helena, Maria.

 Rodriguez. F. Inês, Maria. Torolho. D. R, Priscila.

A obra traz contribuições da psicologia das emergências em sua totalidade. Falando a respeito deste campo da psicologia, sendo uma área recente e nos relatando o porquê este tem se tornado cada vez mais reconhecido e o quanto ele é necessário no enfrentamento dos desastres.

O texto é dividido, estrategicamente, de maneira que o leitor entenda o desfecho histórico dos desastres e entenda o papel do psicólogo diante deste contexto, além de trazer informações sobre as organizações nacionais, internacionais e mundiais que foram formadas em resposta aos ocorridos.

Historicamente, as tragédias sempre afetaram de maneira imensurável a vida das pessoas que as vivenciaram, este ocorrido tira não somente os bens materiais daqueles que são afetados, mas também sua saúde, segurança, sua comunidade, seu “mundo”. Nos dias atuais esta é uma área crescente, devido ao fato de haver uma maior ocorrência de desastres e uma maior visibilidade sobre eles.  

A psicologia diante das catástrofes tem o papel de acolher e ajudar as vítimas em suas necessidades psicossociais e sua saúde mental. Através de métodos de intervenção de crise os profissionais buscam identificar os problemas e as necessidades, criando estratégias que ajudem os afetados em suas dificuldades e carências.

O psicólogo se faz de extrema importância neste meio, não somente em sua escuta, mas em sua ação e postura no enfrentamento dos desastres ocorridos, sendo importante ressaltar a necessidade de um treinamento adequado que possibilite que ele cuide, primeiramente, de si e posteriormente, das vítimas, visto que o ao autocuidado é essencial diante desta situação, pois, somente desta forma o profissional poderá oferecer um tratamento adequado para os atingidos.

A atuação da psicologia das emergências e desastres trabalha não somente nos pós, mas também no pré-trauma, por meio de intervenções e estratégias que contribuam para compreensão, apoio e superação do trauma. O profissional então deve estudar e planejar intervenções que atenue essas situações e ajudem aqueles que são afetados por elas, o que ressalta que esse é assunto que afeta a nossa sociedade como um todo, uma vez que, esses ocorridos em grande escala se tornam públicos e desta forma atingem indiretamente aqueles que acompanham as notícias, sendo necessário ampliar o cada vez mais o seu alcance.

Com isso devido a reincidência e a ocorrência desses acontecimentos, foram criadas diversas organizações que tem como foco a prevenção e a ação diante desses momentos, como os Médicos sem Fronteiras (MSF) que atuam como voluntários em diversos cenários, inclusive com o apoio psicológico. E a Associação Brasileira de Psicologia na Emergências e Desastres (Abrapede) uma organização privada que atua na criação de cursos, palestra e congressos sobre o tema mencionado.  

O capítulo discorrido é de vital importância para o campo do saber, devido ao seu amplo nível informativo e sua relevância para o público direcionado. Os autores retratam o quão significante e importante é este tema, e levam o leitor a entendê-lo abertamente, além de relatar que este é o campo que tende e precisa crescer cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com