TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Fenomenológica

Por:   •  18/4/2017  •  Monografia  •  5.994 Palavras (24 Páginas)  •  1.608 Visualizações

Página 1 de 24

Psicologia Fenomenológica

Nome: Edmilson Dias

Ra: B2366A-1

1) Sapienza destaca a importância da obra Ser e tempo de Martin Heidegger para a fundamentação da Daseinsanalyse. A prática clínica fundada no pensamento do filósofo alemão propõe uma postura e um olhar novo do terapeuta frente ao seu paciente e à prática clínica. Com base na postura do terapeuta daseinsanalista, assinale a alternativa correta:

I – Fenomenologia requer que estejamos abertos para acolher aquilo que um dado fenomênico conta de si mesmo, em seu mostrar e se ocultar.

II – Para atender em Daseinsanalyse, é necessário estar inteiro no atendimento e sustentar o próprio desamparo como terapeuta, isto é, a insegurança, desabrigo por não contar com uma teoria que “diz o que fazer”.

III – Suspender teorias significa que na prática clínica fenomenológica não se preocupa com rigor, mas importa apenas aquilo que o terapeuta pensa sobre o paciente.

A

Apenas I está CORRETA

B

Apenas II e III está CORRETA

C                                  X

Apenas I e II estão CORRETAS

D

Apenas I e III estão CORRETAS

E

Todas estão CORRETAS

A designação da abordagem fenomenológica utilizada como orientação existencial, epistemologia e metodologia de intervenção clínica psicológica possibilita considerar todas as dimensões do ser humano de forma abrangente. Por considerar em sua proposta como método questões sobre a caracterização do Homem, da sua condição e de sua existência, permite ampliar a percepção dos conteúdos trabalhados em análise, contribuindo para que a psicoterapia seja uma possibilidade transformadora e conscientizadora, promovendo desenvolvimento.

2) A noção de Dasein (ser aí), delineada por Heidegger em Ser e Tempo, é o primeiro passo na direção de elaboração de uma ‘psicologia’ fenomenológico-existencial. Uma primeira apresentação da ‘definição’ de Dasein está no §9 do livro Ser e Tempo, onde o filósofo indica que 1) “a ‘essência’ deste ente [nós mesmos] está em ter de ser” e 2) “O ser, que está em jogo no ser deste ente, é sempre meu.” (Heidegger, 1927/1998, p.78)

Que nossa existência é Dasein (ser-aí) significa:

I – O ser-aí é sempre uma possibilidade de ser si-mesmo. Isso significa que o Dasein é as possibilidades existenciais que realiza.

II – Existir significa compreender ser, tanto de si mesmo quanto dos outros e das coisas

III – A essência do homem (ser-aí) configura-se a partir do primeiro momento em que aparece no mundo, tornando-se, então, “ser-no-mundo”.

IV – Para Heidegger, a existência não tem uma essência quididativa (o que é); isto é, Dasein é atravessado pelo Nada, que é a indeterminação ontológica enquanto tarefa de ter-que-ser.

V – O sentido da existência do Dasein é “tornar-se o que realmente é”, que é o conjunto de potencialidades inatas que a existência pode amadurecer e desenvolver ao longo da vida.

Estão corretas:

A

I, III e IV, apenas.

B

II, III e V apenas.

C

II e IV, apenas.

D                                  X

I, II e IV apenas.

E

II, IV e V, apenas.  

A abertura originária de sentido, jamais objetivável como elemento dentro de um mundo pré-existente, é fundamentalmente a existência, ser-ai, ou ser-no mundo. O existir não pode ser considerado como algo simplesmente presente e encerrado em si. A existência não é, portanto, ser como oposição metafísica ao não ser, significa uma abertura originária ao ser dos entes, considerando uma pré-compreensão do ser enquanto tal. Portanto pode-se conceber o ser-ai como uma eterna possibilidade de ser si-mesmo, permitindo que o Dasein seja as possibilidades existenciais que realiza.

3) O livro Ser e Tempo de Heidegger (1927) traz como epígrafe a citação de Platão, transcrita abaixo:

... pois é evidente que de há muito sabeis o que propriamente quereis designar quando empregais a expressão ‘ente’. Outrora, também nós julgávamos saber, agora, porém, caímos em aporia. [aporia = “caminho inexpugnável, sem saída”, “dificuldade”  

Essa epígrafe está articulada com o projeto de Heidegger nesse livro. Considere as afirmações abaixo, indicando as corretas.  

I – Heidegger visa resgatar a questão sobre o sentido do ser, que ele considera que foi esquecida pela filosofia.

II – Heidegger propõe-se a responder o que significa ‘ser’, encerrando esse debate filosófico.

III – No desenvolvimento da questão do ser, Heidegger se depara com vários ‘tipos’ de ser: o ser racional, ser irracional, ser existente, ser afetivo.

IV – Para recolocar a questão do ser, Heidegger precisa desvelar o ser do ente para quem perguntar é uma possibilidade.

V – As considerações de Heidegger em Ser e Tempo influenciam as psicologias de Binswanger e Boss, que fundam a Daseinsanalyse.

Estão corretas:

A

I, II e V, apenas.

B

II, IV e V, apenas.

C                               X

I, IV e V, apenas.

D

I, II e III, apenas.

E

I, III, IV e V, apenas.

O conceito de fenomenologia abstraído por Heidegger é estabelecido como a objetividade em analisar por si mesmo aquilo que se mostra, sendo uma metodologia de conhecimento para compreender, interpretar e descrever os fenômenos da forma como se mostram em si mesmos. Recuperar a visão original do mundo equivale a recuperar o sentido primitivo dos entes, a saber o sentido do ser. E para o autor, o ser não é constituído de forma múltipla, portanto as afirmativas II e III são incorretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com