TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Gestalt

Por:   •  14/4/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicologia da Gestalt ou da Forma é uma teoria psicológica de origem alemã, cuja ênfase é nos fenômenos da percepção. Koffka, Köhler e Wertheimer desenvolveram uma teoria que destaca o quanto nossa percepção transforma a realidade externa em busca do importante conceito gestaltista da “boa forma”. Esta teoria é denominada Gestalt clássica, modo de diferenciá-la da Gestalt americana, cuja ênfase é em vivências corporais e obedece a outros princípios.

São definidos alguns mecanismos de percepção que juntos auxiliarão a alicerçar o conceito maior de boa forma. São eles: fechamento, simetria, regularidade, proximidade e semelhança. Soma-se o principio fundamental da figura fundo e a seguir o da boa forma. Por último, o conceito de Lewin de “insight”.

Fechamento é o mecanismo perceptual através do qual o ser humano tem a tendência a realizar fechamentos de coisas incompletas.

Na representação gráfica - - - - - - - - - - - - - - - - - não vemos uma série de traços, mas temos a tendência a ver uma reta. Isso porque nosso psiquismo tem a tendência de, na percepção, realizar o fechamento.

Simetria é o mecanismo pelo qual vemos com mais facilidade formações simétricas. Por exemplo, a representação gráfica x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x ou *_*_*_*_*_*_*_*_* ou a formação de ladrilhos, janelas simétricas nas construções, etc.

Regularidade é o mecanismo pelo qual é mais fácil percebermos fenômenos regulares, isto é, os que são apresentados regularmente no tempo. O nascer e o pôr do sol, as três refeições do dia, o relógio de pêndulos, as programações das rádios, são exemplos de construções naturais e da sociedade que utilizam o conceito da regularidade.

Proximidade reflete a facilidade que temos de identificar e associar objetos próximos. Por exemplo, alunos agrupados em uma área de lazer.

Semelhança representa a facilidade de agruparmos mentalmente objetos semelhantes. Exemplo: os supermercados utilizam os mecanismos de proximidade e semelhança na arrumação de seu estoque e na exposição aos clientes.

O mecanismo figura fundo, muito importante, descreve o quanto o ser humano elege prioridades perceptualmente. Quando olho para uma pessoa, ela é uma figura e as outras pessoas do grupo são fundo. Quando olho para outra pessoa do grupo, esta passa a ser figura e as outras fundo, incluindo a pessoa/figura anterior. Um excelente exemplo de figura fundo é dado pela função de vitrinista. Este profissional assessora os comerciantes na confecção de vitrines. Um bom vitrinista sabe que deve “facilitar” a eleição de figuras em relação ao fundo pelos clientes. A pessoa deve inicialmente ver a vitrine como um todo, depois uma parte, depois partes específicas. Caso haja falha, fatalmente esta arte aplicada ao comércio não terá sucesso.

Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com