TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Gestalt

Monografias: A Psicologia Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicologia da Gestalt ou da Forma é uma teoria psicológica de origem alemã, cuja ênfase é nos fenômenos da percepção. Koffka, Köhler e Wertheimer desenvolveram uma teoria que destaca o quanto nossa percepção transforma a realidade externa em busca do importante conceito gestaltista da “boa forma”. Esta teoria é denominada Gestalt clássica, modo de diferenciá-la da Gestalt americana, cuja ênfase é em vivências corporais e obedece a outros princípios.

São definidos alguns mecanismos de percepção que juntos auxiliarão a alicerçar o conceito maior de boa forma. São eles: fechamento, simetria, regularidade, proximidade e semelhança. Soma-se o principio fundamental da figura fundo e a seguir o da boa forma. Por último, o conceito de Lewin de “insight”.

Fechamento é o mecanismo perceptual através do qual o ser humano tem a tendência a realizar fechamentos de coisas incompletas.

Na representação gráfica - - - - - - - - - - - - - - - - - não vemos uma série de traços, mas temos a tendência a ver uma reta. Isso porque nosso psiquismo tem a tendência de, na percepção, realizar o fechamento.

Simetria é o mecanismo pelo qual vemos com mais facilidade formações simétricas. Por exemplo, a representação gráfica x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x ou *_*_*_*_*_*_*_*_* ou a formação de ladrilhos, janelas simétricas nas construções, etc.

Regularidade é o mecanismo pelo qual é mais fácil percebermos fenômenos regulares, isto é, os que são apresentados regularmente no tempo. O nascer e o pôr do sol, as três refeições do dia, o relógio de pêndulos, as programações das rádios, são exemplos de construções naturais e da sociedade que utilizam o conceito da regularidade.

Proximidade reflete a facilidade que temos de identificar e associar objetos próximos. Por exemplo, alunos agrupados em uma área de lazer.

Semelhança representa a facilidade de agruparmos mentalmente objetos semelhantes. Exemplo: os supermercados utilizam os mecanismos de proximidade e semelhança na arrumação de seu estoque e na exposição aos clientes.

O mecanismo figura fundo, muito importante, descreve o quanto o ser humano elege prioridades perceptualmente. Quando olho para uma pessoa, ela é uma figura e as outras pessoas do grupo são fundo. Quando olho para outra pessoa do grupo, esta passa a ser figura e as outras fundo, incluindo a pessoa/figura anterior. Um excelente exemplo de figura fundo é dado pela função de vitrinista. Este profissional assessora os comerciantes na confecção de vitrines. Um bom vitrinista sabe que deve “facilitar” a eleição de figuras em relação ao fundo pelos clientes. A pessoa deve inicialmente ver a vitrine como um todo, depois uma parte, depois partes específicas. Caso haja falha, fatalmente esta arte aplicada ao comércio não terá sucesso.

Todos estes conceitos, ajudam a caracterizar a noção da boa forma. Define o quanto certas formas geométricas são melhor percebidas. Exemplo, as figuras curvas, os círculos fechados, etc. O automóvel é um bom exemplo, com suas várias figuras circulares (instrumentos como velocimetros, odometros; a direção, o câmbio, a estética externa e a aerodinâmica)

O insight é um conceito que define o quanto muitas vezes não percebemos coisas específicas mas, depois de um tempo, juntamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com