TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Heideggerina

Por:   •  10/6/2016  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Pâmela Nunes Melinski

A Psicologia heideggerina é com base no trabalho do filosofo alemão Martin Heidegger. Baseada no livro “Ser e tempo” onde o autor se propôs a mostrar aonde e como tudo começa. Tudo o que? Tudo o que é.

O texto no inicio fala da trajetória de Heidegger sendo questionado o sentido do ser. Sequenciando seu pensamento no ponto de vista psicológico.

Epistemologia/Pesquisa

O homem é o que compreende o homem, por isso tudo que é depende do que o homem é a partir da compreensão do ser. Através do conhecimento que é obtido ao longo do tempo.

O modo do ser humano depende dos outros humanos para aparecer. Os objetos são diferentes do ser humano, diferentes do conhecer, mais dependem o humano para ser. Pois se o ser humano não tem um conhecimento sobre certo objeto, ele não tem valor algum.

No ocidental o homem mentaliza um objeto, conforme seu conhecimento a esse objeto e a forma de lidar com o mundo. Ex: o giz é algo para a comunição, não se mostrando uma matéria extensa, mais sim um instrumento que leve comunicação para outras pessoas através dele.

O sujeito-objeto só pode ser chamado assim, quando se rompe do ser-no-mundo que caracteriza a existência do ser humano.

A analise de Heidegger questiona o conhecimento. O principal propósito do texto é entender o conhecimento do ser humano, buscar compreender. Uma compreensão estudada ou um conhecimento claro, assim podendo desenvolver um conhecimento cientifico.

Para Heidegger o conhecimento nunca é desenvolvido formal ou cientifico.

A posição prévia é aonde o ser humano sempre está se relacionamento e desenvolvendo uma compreensão desse contexto.

O ser humano sempre esta envolvido na posição prévia, seja ela vaga ou informal. O rigor metodológico é um exemplo de base físico matemática, pois é uma possiblidade do ser humano adquirir características humanas. Pois em determinadas situações o ser humano sempre esta no domínio do humor e da compreensão.

A ciência é algo criado pelo homem para desenvolver o conhecimento e assim possivelmente compreende-lo.

Aquilo que é investigado deve ter um modo de reconhecimento para obter informações a respeito dele.

Quando o questionamento se volta para nós mesmo, é chamado de ciência humana. É questionar e ser questionado, compreender e ser compreendido. A partir daí se estabelece o humorado e o compreensivo, pois o homem investiga a si próprio e seus humores numa compreensão.

A analise de Heidegger é entendida através do ser humano parar para olhar para si e revela-lo para si próprio, como se estivesse olhando para o espelho e conversasse com ele mesmo. Sem o homem nada seria visto, pois é através do homem que se vê.

Clinica/Psicoterapia

O trabalho de Heidegger é baseado na psicologia fenomenológica, psicologia existencial, e em menor escala, hermenêutica e psicologia humanista.

Binswanger, psiquiatra, foi o primeiro a aplicar as ideias de Heidegger na área da saúde. O interesse pelo trabalho de Heidegger este associado a sua insatisfação com o reducionismo de Freud. Pois para Binswanfer, Freud entendia o homem como natureza.

Na leitura “Ser e tempo”, Binswanger observa a noção de ser-no-mundo, sendo entendida por ele como uma existência humana, onde o ser humano esta em constante relação com os demais seres humanos e o ambiente. Assim se deparando como cada pessoa reage as compreensões no ambiente. Chamando de projeto do mundo. O projeto do mundo envolve o mundo ambiental ou natural, o mundo social e o mundo próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com