TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Jurídica

Por:   •  30/4/2017  •  Artigo  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica

LEAL, Marthe Liene. Psicologia júridica: história, ramificações e áreas de atuação. Diversa. Ano I - nº 2. p. 171-185. Dez. 2008.

Liene Martha Leal, Doutoranda em Ciências da Saúde (FMABC), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1991), mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1999) e especialista em Educação a Distância pelo SENAC/CE (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicopatologia e Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos mentais, psicofarmacologia, violência, Psicologia Criminal, Psicologia Forense e a interdisciplinaridade da Psicologia com o campo jurídico. Informações coletadas do Lattes em 12/02/2017.

No artigo a autora, Marthe Liene Leal, descreve como foi o surgimento da Psicologia Júridica, a qual foi teve seu início atravez da chamada Psicologia Criminal, a qual denominava as práticas psicológicas voltadas para o estudo dos aspectos psicológicos do criminoso. A Psicologia Criminal passou a ser importante, pois é fundamental para todos os profissionais de Direito Penal.

Todas as práticas da Psicologia relacionada com ás júridicas são demoninadas de Psicologia Júridica. A Psicologia Criminal, Psicologia Forense e Psicologia Judiciária são especificidades aí reconhecíveis e discrimináveis

Psicologia Forense é toda a Psicologia aplicada no âmbito de um processo ou procedimento em andamento no Foro. Psicologia Criminal é um subconjunto da Psicologia Forense, como já foi dito anteriormente, estuda as condições psíquicas do criminoso e o modo pelo qual nele se origina e se processa a ação criminosa. Psicologia Judiciária, também é um subconjunto da Psicologia Forense e corresponde a toda prática psicológica realizada a mando e a serviço da justiça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com