TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Jurídica

Por:   •  11/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 11

PERGUNTAS PSICOLOGIA JURÍDICA  [pic 1]

1. FALE SOBRE A PSICOLOGIA DO DIREITO, NO DIREITO E PARA O DIREITO.

A princípio, é válido ressaltar que a psicologia do direito busca a fundamentação psicológica do direito, uma vez que o direito está repleto de conteúdos psicológicos: o psicologismo jurídico. Nesse contexto, a psicologia jurídica é o ramo da psicologia que ajuda o direito a atingir seus fins, por meio do estudo científico do comportamento e dos processos mentais.  

Ademais, a psicologia no direito estuda a estrutura das normas jurídicas enquanto estímulos dos vetores das condutas humanas. As normas jurídicas destinam-se a produzir ou evitar determinadas condutas e, nesse sentido, carregam inúmeros conceitos de natureza psicológica. A psicologia está presente antes do surgimento da norma, durante sua vigência e por ocasião de sua modificação ou exclusão do ordenamento jurídico.  

Por fim, a psicologia para o direito é uma disciplina auxiliar ao direito. É a psicologia sendo integrada ao Direito, de forma a descrever, explicar, predizer e intervir sobre o comportamento humano dentro do contexto jurídico. É a aplicação científica da psicologia para auxílio ao Poder Judiciário.  

2. DEFINA E CONCEITUE O DIREITO.

O direito pode ser entendido como um conjunto de normas que visam garantir a manutenção da vida em sociedade, que lutam pela busca de uma convivência harmônica e pelo bem estar coletivo.  

É o conjunto de normas obrigatórias que garantem a

convivência social  

3. CONCEITUE E DIFERENCIE PSICOLOGIA E PSIQUIATRIA.

A princípio, a psicologia é uma ciência autônoma que estuda o comportamento, atos e reações, sentimentos, emoções, atitudes e os processos mentais (psíquicos) dos seres humanos.  

Entretanto, a psiquiatria é um ramo da medicina, depois de formado, o médico se especializará em psiquiatria para tratar do fato psíquico patológico do homem psiquicamente enfermo. Delimita o conceito de enfermidade ou transtorno mental e suas manifestações, formulando as relações entre determinadas condutas patológicas (psicopatia, neurose, esquizofrenia, etc) e manifestações delitivas.

 

Por fim, as principais diferenças são: Psicologia: Ciência autônoma - Psiquiatria: Ramo da medicina; Psicologia: Busca compreender o funcionamento da consciência - Psiquiatria: atua sobre a doença mental; Psicologia: Tornou-se um saber sobre o funcionamento mental ou psicológico - Psiquiatria: Um saber da doença mental ou psicológico.

4. CONCEITO DE CRIMINOLOGIA  

A princípio, a criminologia procura buscar a origem da delinquência, sendo a “ciência do crime”. Nesse contexto, é o conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo.  

Por fim, o objeto de estudo da criminologia é o delito, o delinquente, a vítima e o controle social. Sua função é prevenir o crime, intervir na pessoa do infrator e avaliar os métodos de controle da criminalidade. Em suma, tem por objetivo de dar uma resposta ao crime, ao criminoso e a sociedade.  

5. CONCEITUE PSICOLOGIA JURÍDICA  

A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sociojurídicos dos crimes e quanto a personalidade da pessoa natural e

seus embates subjetivos.  

6. CITE AS ATRIBUIÇÕES DO PSICÓLOGO JURÍDICO  

  1. Aplicação de avaliação psicológica;
  2. Intervenção em populações forenses;
  3. Consultoria a diferentes instâncias, tais como tribunais, polícia, juízes e advogados;
  4. Pesquisas sobre temas forenses que venham responder às perguntas sobre o comportamento humano;
  5. Construção de teorias na área do comportamento criminal.

7. O QUE É A PSICOLOGIA FORENSE?

O psicólogo forense é um profissional da área de Psicologia que avalia a saúde mental de um indivíduo envolvido em um processo judicial para auxiliar no veredito de um caso.  

Sendo assim, seu papel é de tal importância que influencia a decisão de um juiz de inocentar ou condenar alguém. Sendo a integração da psicologia com a lei.  

 

 

10. DISCORRA SOBRE O MODUS OPERANDI X

ASSINATURA

8. O QUE É PSICOLOGIA CRIMINAL?  [pic 2]

A psicologia criminal é uma vertente (ou ramificação) da área de psicologia jurídica. Nesse sentido, estuda as condições psíquicas do criminoso e o modo pelo qual nele se origina e se processa a ação criminosa.  

Interessa-se também pelos desejos, pensamentos, intenções e reações dos criminosos de forma a traçar perfis e também contribuir na solução de crimes, ou seja, por todo evento que possa levar uma pessoa a delinquir.

9. O QUE É A PSICOLOGIA INVESTIGATIVA?  

A psicologia investigativa é um campo que busca compreender e analisar o comportamento humano em cenários criminais. Nesse contexto, está ligada com o perfilhamento criminal, que tem por objetivo apontar características da personalidade do possível ofensor de um crime sob investigação.  

Por fim, analisa os motivos e intenções dos criminosos, através dos vestígios psicológicos e comportamentais.  

A princípio, o modus operandi são os comportamentos necessários para cometer o crime com sucesso. Nesse sentido, o modus supracitado é passível de mudanças, maleável e dinâmico, podendo evoluir e aprimorar para melhoras. Entretanto, pode regredir em razão da negligência por excesso de confiança.  

Por conseguinte, é exemplo de modus operandi: métodos para encontrar a vítima, formas de praticar o delito e para escapar da cena do crime.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com