TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Motivação e Emoção

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso Psicologia

Relatório de pesquisa apresentado à Professora

 Cristiane Guimarães, na disciplina Psicologia da

   Motivação e Emoção, como requisito parcial para

                                                           compor a nota da AV 2.

Nova Iguaçu

2014

TEMA

A Interferência do Estímulo Sonoro e da Emoção no Raciocínio Lógico

PROBLEMA

Até que ponto a música – estímulo sonoro – interferiu no estado emocional dos discentes (7 aos 8 anos de idade ), dificultando ou não a concentração e raciocínio mais ágil?

HIPÓTESE

        A música (Húngara) facilitou a concentração e o raciocínio, melhorando assim o rendimento dos discentes em suas atividades.

JUSTIFICATIVA

         Segundo Vygotsky sobrea psicologia na educação, o aluno não aprende apenas na escola, mas também através da família, dos amigos, de pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação de massa, das experiências do cotidiano, dos movimentos sociais. As oportunidades que se abrem para cada criança são muitas e variadas.

OBJETIVOS

A pesquisa quis mostrar, quanto ao uso de estímulo sonoro ( uma música húngara- emoção causada pelo som) se os alunos foram capazes de manter raciocínio lógico em questões matemáticas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

       

Para Vygotsky, as crianças têm muitas oportunidades, em destaque, em sua teoria, as formas pelas quais as condições sociais e interações humanas afetam o pensamento e o raciocínio.

         Segundo VYGOTSKY (1989), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre eles. Ele explica esta conexão entre desenvolvimento e aprendizagem através da zona de desenvolvimento proximal (distância entre os níveis de desenvolvimento potencial e nível de desenvolvimento real), um “espaço dinâmico” entre os problemas que uma criança pode resolver sozinha (nível de desenvolvimento real) e os que deverá resolver com a ajuda de outro sujeito mais capaz no momento, para em seguida, chegar a dominá-los por si mesma (nível de desenvolvimento potencial).

         Como a questão sociocultural é determinante para a aprendizagem, há de convir que a música escolhida, pode ser o motivo de distração, estando fora do contexto dos discentes.

METODOLOGIA

A pesquisa aplicada foi de natureza experimental, com intuito de distinguir causa e efeito.

Dois grupos foram manipulados, cada qual com 10 crianças.  O de controle  respondeu a um questionário matemático específico para sua idade, porém, sem estímulo musical (emocional); e o experimental, respondeu à mesma atividade, mas com a presença sonora ( a música).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com