TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Na Formação De Professores

Ensaios: A Psicologia Na Formação De Professores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

A Psicologia, na formação de Professores, parte dos fins da "educação” e, apostando na "promoção do ser para ser todo o ser que potencialmente pode vir a ser", vai mais além: baseando-se nos seus conhecimentos atuais, assumem a modificação cognitiva, e envereda por uma intervenção efetiva no desenvolvimento do ser humano – intencional o processo educativo em termos de ativação do desenvolvimento psicológico dos professores e dos alunos. O desenvolvimento psicológico é hoje considerado um fenômeno interativo, fruto da dinâmica processual entre as potencialidades e características individuais e os contextos educacionais em que os sujeitos, num processo nunca acabados de integração reestruturaram das suas vivências, intera tua. O sujeito tem, portanto, um papel ativo muito importante na construção do conhecimento e na construção de si próprio.

Como professores entrevistados (as) têm:

Nome: Carla Santos

Ano de formação: 2005

Tempo de docência: 8 anos

Modalidade de ensino em que atua (Educação infantil ou Ensino Fundamental)? : Ensino infantil e Fundamental

1. Sua formação contemplou a disciplina de Psicologia da Educação?

Sim

2. Quais foram às contribuições dessa disciplina para sua prática docente?

“Percebi que não depende somente de aulas planejas, lúdicas e salas ambientes. É preciso analisar e refletir a realidade dos alunos, conhecer de perto as suas necessidades e sentimentos.A fim de que, os alunos entendam a importância dos estudos dentro de sua realidade”

Nome: Natália Borges

Ano de formação: 2011

Tempo de docência: 2 anos

Modalidade de ensino em que atua (Educação infantil ou Ensino Fundamental?) : Ensino Infantil

1. Sua formação contemplou a disciplina de Psicologia da Educação? Sim

2. Quais foram às contribuições dessa disciplina para sua prática docente?

“A buscar sempre troca de experiências com colegas e de idéias com alunos,que como de fato enriquecem as nossas estratégias de adaptação e preparo.A organização de pensamento é fundamental para um ambiente criativo, harmonioso e inovador (atual)”

Na primeira entrevista, relacionamos a psicologia como uma disciplina que auxilia o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que possibilitem a ele ir construindo seus saberes docentes a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhe coloca no cotidiano. Dessa forma, contribui para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, constituir e transformar os seus saberes docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

O conhecimento psicológico e a teoria e prática educativa não podem ser consideradas em uma única direção. O conhecimento psicológico contribui para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo deve facilitar do mesmo modo a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico. Nessa perspectiva, o fenômeno educativo deixa de ser exclusivamente um

campo de aplicação do conhecimento psicológico para chegar a ser uma área da atividade humana a ser estudado com os instrumentos conceituais e metodológicos próprios da psicologia.

Nessa perspectiva, a psicologia precisa ser ensinada nos cursos de formação de professores de maneira que supere uma apresentação de um conjunto de teorias e conceitos desvinculados dos problemas reais da atividade pedagógica, o que não auxilia o professor no desenvolvimento da motivação necessária para buscar os conhecimentos e incorporá-los criativamente em sua prática pedagógica. A construção de conhecimento teórico só é possível através dos conhecimentos práticos. A teoria contribui para a experiência vivida na medida em que passa a ajudar no esclarecimento da situação onde se desenvolve. Assim, a teoria contribui para a interpretação de dados que emergem da realidade e que podem ser reforçados ou transformados.

Com isso, as disciplinas psicológicas nos cursos de formação docente representam um eixo importante na formação do professor e, como tal, deve partir das questões educacionais, tornando-as objeto de investigação, e analisá-las nas perspectivas dos conteúdos e métodos psicológicos, com foco no retorno a ponto de partida, que é, afinal, a prática educativa. Tais disciplinas devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com