TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia da forma

Resenha: A psicologia da forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

A Psicologia da Forma

 A Psicologia da Gestalt é um teoria consistente , mas também uma base metodológica forte, que garante a consistência teórica.

Gestalt é um termo alemão que o mais próximo ao português seria forma ou configuração.

Muitos estudiosos procuravam compreender o fenômeno psicológico em seus aspectos naturais.

 Ernst Mach e Christian Von Ehrenfels,desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre sensações de espaço-forma e tempo-forma e podem ser considerados os mais diretos antecessores da psicologia da Gestalt.

 Max Wertheimer,Wolfgang kohler e Kurt koffka iniciaram os estudos pela percepção e sensação do movimento, estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica,quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

A Percepção

 Para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do índividuo,encontra-se o processo de percepção.O individuo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

 Tanto a Gestalt quando o Behaviorismo definem a Psicologia como a ciência que estuda o comportamento.

 O Behaviorismo,dentro de sua preocupação com a subjetividade,estudo o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia á resposta esperada e desprezando os conteúdos de consciência,pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis.

 A Gestalt irá criticar essa abordagem , por considerar que o comportamento, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu siguificado para o psicólogo.

 Para a Gestalt o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Baseavam na teoria do isomorfismo, norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).

A Boa-Forma

 A Gestalt encontra nesse fenômeno da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano. A Maneira com percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

 O Elemento que objetivamos compreender deve ser apresentado em aspectos básicos,que permitam a sua decodificação ,ou seja, a percepção da boa-forma.

 A tendência da nossa percepção em busca a boa-forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais clara estuver a forma,mais clara será a separação entre a figura e o fundo.

Meio Geográfico e Meio Comportamental

 O Comportamento é determinado pela percepção do estímulo e estará submetido á lei da boa-forma.

 O Conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental.

 O meio geográfico é o meio enquanto tal, o meio físico em termos objetivos.

 O meio comportamental é o meio resultante da interpretação do individuo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que reagem a percepção (equilíbrio,simetria,estabilidade e simplicidade).

 O comportamento é desencadeado pela percepção do meio comportamental.

Campo Psicológico

 O Campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma. Funciona figurativamente como um campo eletromagnético criado por um ímã. Esse campo de força psicológico tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas.

Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios

 Proximidade – os elementos mais próximos tendem a ser agrupados.

 Semelhança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com