TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Capítulo 15 - Campo Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho

Por:   •  28/4/2022  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

FERNANDO DIAS DOS SANTOS

RESENHA – Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Capítulo 15 - Campo Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho

CURITIBA, 2020

        A proposição do texto de José C. Zanelli, Antônio V. B. Bastos e Ana C. de A. Rodrigues, Campo Profissional do Psicólogo em Organizações e no Trabalho, é levar ao leitor de maneira aprofundada uma exposição de como se constituiu historicamente enquanto uma área de conhecimento e campo de atuação a Psicologia Organizacional e do Trabalho. Seguindo esta proposição, os autores apresentam também questões tais quais os desafios que se impõem aos psicólogos que atuam nessa área, além de exporem como, no decorrer da história, as organizações exercem influência sobre a sociedade sem que as pessoas nem percebam, e que tal influência se intensifica na atualidade.

        Os autores colocam que é a partir do trabalho e da forma como este é organizado que é possível atender às necessidades e às demandas sociais dos sujeitos. O trabalho também possibilita que cada indivíduo assuma um papel e uma identidade dentro de um grupo maior. Também expõem que, nas organizações, o trabalho assume uma nova configuração, de onde surgem diferentes processos e fenômenos, individuais e grupais, sendo, em vista disso, tanto as organizações quanto o trabalho parte de um fenômeno psicossocial que se torna um objeto de estudo e de atuação da psicologia.

        Tendo em vista tal demanda, os psicólogos viram a necessidade de tanto compreender quanto intervir, a partir desta compreensão, na realidade que produz esses fenômenos, de maneira a atuar como intermediário no processo qualitativo de mudança das relações de trabalho e condições de vida dos trabalhadores. Para isso, é necessário que o profissional da psicologia analise, compreenda e formule acerca das dinâmicas e iterações presentes nas relações que envolvem os âmbitos individuais e coletivos das organizações, procurando assim produzir métodos e estratégias que possam contribuir de maneira positiva para a vida dos trabalhadores que, estando saudáveis, possam também serem produtivos.

        Além disso, é necessário que a Psicologia Organizacional e do Trabalho se conecte com os diversos campos de conhecimento a fim de ter uma prática efetiva, mantendo-se sempre em desenvolvimento e acompanhando de maneira qualitativa as mudanças do seu contexto de atuação, juntamente com os diversos campos científicos e profissionais. Graças a isso, novos desafios que se mostram cada vez mais frequentes e necessários se apresentam à Psicologia Organizacional e do Trabalho, como por exemplo a formulação e aplicação de atividades que sejam multidisciplinares. Além disso, a complexidade das relações trabalhistas impostas pela reestruturação produtiva demanda um compreendimento e análises assertivas do psicólogo para que este possa interferir nessas relações. Sendo assim, a aproximação com as diversas áreas do saber se mostra, mais uma vez, necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com