TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPS, TRABALHO DE PESQUISA DE CAMPO

Por:   •  20/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA

FRANCIELE RODRIGUES DA SILVA

FERNANDO KUECHLER

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

VISITA

São Leopoldo

2017

FRANCIELE RODRIGUES DA SILVA

FERNANDO KUECHLER

CAPS - Centro de Atenção Psicossocial

VISITA

Trabalho apresentado para a disciplina Saúde Mental Coletiva, pelo Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pelo professor Rafael Wolski de Oliveira

São Leopoldo

2017

SUMÁRIO

1 CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL        3

2 CONCLUSÃO / CONSIRAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        5

1 CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O CAPS atende todas as pessoas que chegam através de um encaminhamento ou que o busca um atendimento, sempre objetivando a reintegração do paciente à sociedade, evitando, inclusive, uma possível internação. O serviço oferece mais de 32 projetos e grupos feitos no Centro. Entre eles grupos de artesanatos, de brechó com um grupo de senhoras, cinema, clube do filme como chamam, yoga com um professor voluntario, terapias em grupos, atendimento psicológico e psiquiátrico. Em casos de doença crônica, o tratamento é para a vida toda; já nos menos graves a alta acontece quando há a melhora do paciente. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas mensalmente através do CAPS, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas, na Rua Presidente Kennedy, 259, Centro em Sapiranga. Informações sobre o serviço podem ser obtidas através do telefone 3959-1022.

        A sede hoje é uma casa, anteriormente era localizado no subterrâneo do INSS de Sapiranga, o ambiente não era bem apresentado, era úmido e sem vida. Agora na nova instalação os participantes contam com uma casa, com um jardim cuidado por eles e pelos funcionários. A adaptação teve que ser feita aos poucos com alguns participantes, por mais que o ambiente não fosse dos melhores antes, eram muito apegados, (não podemos tirar fotos do local).

        Contam com um atendimento na rede, nos postos dos bairros com psicólogos e psiquiatras, atividades terapêuticas nos CRASs e atendimento especializado no CREAS.

        Em conversa com a Coordenadora, nos falou da dificuldade em que a própria rede tem de entender sobre o funcionamento do CAPS, o que realmente é atribuição do órgão e o que atendimento do CAPS, ainda há uma falta de informação e diálogo para um atendimento em conjunto com os participantes e familiares.

        Colocou também da necessidade de um CAPS AD, (atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil) pois Sapiranga já tem 90 mil habitantes e a demanda desses participantes tem sido cada vez maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com