TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Ou As Psicologias

Exames: A Psicologia Ou As Psicologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área)

A relação é que eles se aproximam e se afastam. Aproximam-se porque a ciência se refere ao real. Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor. Quando um fruto cai da árvore é fato cotidiano, formular a lei da gravidade é fato científico.

A relação entre cotidiano e conhecimento cientifico está no fato de que aplicamos em nosso dia-a-dia atos comuns, até mesmo atos rotineiros que por sua vez podem ser considerados objetos de pesquisa científica sem sequer percebe-los. Ao exemplo de atravessarmos uma pista com movimentação de veículos avaliando/supondo apenas a sua velocidade, uma ação comum e praticada com naturalidade. Para os Físicos isso seria um objeto de estudo, tendo que ser levado em consideração: as condições da pista, da velocidade do veículo, da nossa velocidade quando damos o primeiro passo em direção a pista, entre outros fatores.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia . Exemplo: sabemos que ao lançar um objeto pela janela ele tende a cair, não a subir.

É todo o tipo de conhecimento que vamos adquirindo e acumulando em nosso cotidiano, um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros, de aprimoramento. A exemplo, podemos citar o fato de que para fazermos que uma receita de bolo dê certo, temos que adicionar todos os ingredientes em sua medida correta.

3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.

O senso comum mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano e os reduz a teoria simplificada chamada de visão-de-mundo.

Eu entendi que visão-de-mundo, pode ser explicada como a forma natural e espontânea de associação entre senso comum e ciência, termos utilizados sem conhecimento cientifico para descrever “estados/condições” do outro, que na verdade são objetos de estudo da ciência.

4. Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriada pelo senso comum.

Menina histérica, rapaz complexado, ficar neurótico.

Rapaz complexado, menina histérica, ficar neurótico.

5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso comum. ARTE: emoção e sensibilidade.

RELIGIÃO:conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais.

FILOSOFIA: especulação sobre origem e significado da existência humana.

CIÊNCIA: especialização do reconhecimento ao longo dos tempos.

Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum. De uma forma geral, todos estes abrangem o conhecimento, desenvolvimento, aplicação e aperfeiçoamento de suas teorias no dia-a-dia.

6. Quais são características atribuídas ao conhecimento cientifico?

Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.

Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade.

7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

Senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.

Conhecimento científico requer um objeto especifico de estudo. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

Que enquanto o senso comum é subjetivo, envolve emoções, praticado diariamente tendo como base os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia e por vezes se utilizando mesmo sem saber de termos cientificos para descrever/desenvolver ações. O conhecimento cientifico é objetivo, suas conclusões devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para assim, tornarem-se válidas para todos.

8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

O comportamento humano, consciência humana, o inconsciente, personalidade.

O comportamento humano, a consciência humana, a personalidade humana

9. Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com