TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Trabalho Escolar: A Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  6.802 Visualizações

Página 1 de 4

A PSICOLOGIA SOCIAL

QUESTÕES:

01 - Como Aroldo Rodrigues define a Psicologia social?

R: Segundo Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, a psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação".

02 - O que é percepção social? E comunicação?

R: A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo. A percepção social é o estudo das influências sociais sobre a percepção.

A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressões de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais.

03 - O conhecimento da atitude garante uma previsão do comportamento? Explique.

R: Não da pra prever ao certo o comportamento de alguém a partir do conhecimento de sua atitude, pois a situação dada é que influenciará no desenvolvimento das atitudes. Portanto, o comportamento é resultante de várias atitudes mobilizadas em determinada situação.

04 - O que é processo de socialização?

R: A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto.

05 - . O que significa aprender papéis sociais?

R: Entender a sociedade como um conjunto de posições sociais (como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado papel prescrito. Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa uma determinada posição.

06 - Quais as principais críticas que são feitas hoje à Psicologia social?

R: Hoje em dia, a teoria da psicologia social tem recebido inúmeras críticas. As principais:

a) Baseia-se num método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, factual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.

b) Tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, que precisava de conhecimentos e de instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a intenção de recuperar a nação, garantindo o aumento da produtividade econômica. Não é para menos que os temas mais desenvolvidos foram a comunicação persuasiva, a mudança de atitudes, a dinâmica grupal etc., voltados sempre para a procura de "fórmulas de ajustamento e adequação de comportamentos individuais ao contexto social".

c) Parte de uma noção estreita do social. Este é considerado apenas como a relação entre pessoas – a interação pessoal -, e não como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com