TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO

PROFESSORA: DRA. SOLANGE FRANCI R. YAEGASHI

ALUNA: CÁSSIA S. DE CARVALHO RUGERI - RA 104598

Segundo o

[pic 2]

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 –

TRABALHO ESCRITO INDIVIDUAL SOBRE CONTEÚDO DO LIVRO TEXTO

PARANAVAÍ, 2018

1. Vygotsky (1989) preocupou-se com a gênese do psiquismo humano. Ele a explica por meio de quatro planos genéticos: filogênese, sociogênese, ontogênese e microgênese. Explique cada plano, enfatizando a sua importância para a construção do psiquismo humano. (Valor: 0,0 a 3,0)

R. Segundo Vygotsky muitos fatores intervêm e são imperiosos para a formação e construção do psiquismo humano, pois o psiquismo é o desenvolvimento psicológico do ser humano, são as características que o indivíduo possui e seus processos mentais.

Por ser o psiquismo a formação do estado psicológico do ser, é gerada pelo cérebro e seus processos mentais que englobam ações conscientes ou inconscientes. De acordo com Vygotsky (1989) o ser humano desenvolve e constrói seu psiquismo mediante sua interação com o meio ao qual se encontra inserido, entendendo-se como sujeito histórico e social, sem esquecer-se da transformação biológica desse ser. Devido a isto ele se preocupou com os processos pelos quais se davam a construção do psiquismo humano e assim desenvolveu a teoria que explica tal construção, dividindo em quatro planos genéticos: filogênese, sociogênese, ontogênese e microgênese.

  • Filogênese trata-se da evolução, trata da história da espécie, ou seja, da evolução humana. Esta evolução deve ser observada desde a pré-história (homens das cavernas) até os dias atuais, como o ser humano evoluiu e se transformou, sendo tal fato imprescindível para compreensão da espécie, pois embasa e influencia todo o processo de desenvolvimento, de hábitos, costumes, e da inteligência humana.
  • A sociogênese trata da transformação da sociedade, onde o indivíduo convive com demais pessoas, sendo este um fator importante para desenvolver o psiquismo. Esta formação será desenvolvida mediante fatores externos e culturais, onde o indivíduo desde o seu nascimento, integra ao seu ser, valores e costumes, repassados a ele por meio da convivência com a família e a sociedade da qual faz parte.
  • A ontogênese envolve todo o processo de desenvolvimento do ser humano, do nascimento à morte. É valido observar e saber o que o indivíduo é capaz ou não de realizar, considerando a etapa de desenvolvimento em qual se encontra (BUOSI, 2009, pag. 15). O desenvolvimento deste plano está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento dos planos anteriores. A ontogênese engloba fatores de desenvolvimento biológico (exe.: amadurecimento neurológico do indivíduo) ligado assim à filogênese, bem como o desenvolvimento social, onde cada sociedade mediante seus valores culturais preestabelece digamos “níveis” de desenvolvimento (exe.: com aproximadamente um ano de idade espera-se que a criança ande, ou ensaie seus primeiros passos). Porém esses níveis preestabelecidos mudam de acordo com a cultura e valores do meio ao qual o indivíduo encontra-se inserido.
  • A microgênese é o processo de desenvolvimento, formação e crescimento individual de cada ser, pois cada indivíduo é único e possui uma forma particular de lidar com o meio em que vive. São nas suas vivências e interações que ele aprende e evolui de forma excepcional, sendo este fator que o difere dos demais, lembrando que tal desenvolvimento e aprendizagem seguem um processo e não ocorrem ao acaso.

Podemos entender então que a filogênese e imprescindível para o desenvolvimento do ser, mas de certa forma o limita, entretanto a sociogênese nos da à ideia de ampliação da evolução do ser humano através da sua capacidade e inteligência. Já ontogênese compreende a filogênese e a sociogênese no processo de ciclo de vida do indivíduo, enquanto a microgênese é o que diferencia cada ser, sendo este plano que possibilita a evolução individual de cada um de nós.

2. No Capítulo 5, intitulado “O brinquedo, o jogo e a brincadeira”, Picelli e Gomes (2009, p.63) fazem a seguinte afirmação: “O lúdico, apesar de suas especificidades, é uma necessidade humana que aproxima crianças de adultos e vice-versa, porque se caracteriza pelo lazer, pelo devaneio, pela brincadeira. [...] Cabe ao professor, à equipe pedagógica, enfim, a todos os envolvidos com a escola não apenas consentir, mas avaliar as brincadeiras infantis como momentos incomparáveis de aprendizagem e de desenvolvimento.” Explique essa afirmação utilizando como referência o livro-texto. Fundamente sua resposta destacando a importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. (Valor: 0,0 a 4,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com