TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  29/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CURSO EM PSICOLOGIA

UC PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Professora: Luciana

Nome: Bianca Daniele Souza

Cite 3 aspectos relevantes do texto “reflexões sobre o ensino para todos e o respeito à diversidade” para a sua prática como profissional da psicologia no contexto escolar:

Dentro do contexto educacional uma pauta que esta em alta é a diversidade. A diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os alunos e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito e uma convivência harmoniosa com as variedades de gênero, cor, religião e comportamento. Dentro do contexto educacional, conforme é abordado no artigo Reflexões sobre o ensino para todos e o respeito à diversidade, o educador tem um papel fundamental dentro e fora da sala de aula, atuando com promoções do boas atitudes sociais, promevendo com reflexões de valores relacionadas a responsabilidades social.

O papel das instituições de ensino  a partir das medidas de diversidades podem trazer diversos beneficos e com isso, as escolas e os alunos podem se beneficiar de inúmeras maneiras, permitindo que haja maior engajamento e motivação no processo de aprendizagem. Mesmo assim, para atingir bons resultados em tal objetivo, é imprescindível que os diretores criem estratégias para aumentar a pluralidade no ambiente escolar. Para isso, é preciso identificar quais são as maiores necessidades da comunidade e desenvolver meios eficientes para conseguir superar as dificuldades.

   Com um bom projeto de diversidade implantado no contexto educacional, se consegue aumentar o fortalecimento na autoestima dos alunos, pois diante de uma boa politica de diversidade e inclusão, os estudantes têm mais chances de fortalecer a autoestima e com isto aperfeiçoar o seu processo de aprendizagem e dentro deste processo os alunos desevolvem o sentimento de pertencimento dentro do ambiente no qual estão inseridos, e acolhimento e também aceitação das diferenças.

    Sendo assim, a diversidade tem sido uma tématica cada dia mais discutida em contextos educacionais, pois nossa sociedade está se abrindo cada dia mais e entendendo a importancia deste tema, e entendendo principalmente o papel da participação mutidiciplinar dos setores no tratante da diversidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com