TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia de Educação

Por:   •  30/1/2024  •  Ensaio  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 4

                                      [pic 1]

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP): UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, E OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SEGUNDO A TEORIA DE PIAGET

                               

                               

                               PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

                         

                           

        DANILO DE MATOS ROCHA

                                                        RECIFE, 2023

A situação de aprendizagem ocorreu na área de lazer do Edifício Sainte Juliana, localizado na zona norte da cidade de Recife. A criança possui nove anos de idade e lhe apresentei um quebra-cabeça de 100 peças, de cartões postais do Brasil, que possuo em casa. Inicialmente, a criança se mostrou extremamente entusiasmada e eufórica, porém, com o passar dos minutos, ela manteve a calma pra tentar resolver o problema, devido à complexidade das paisagens.

A zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky, que define a distância entre o nível de desenvolvimento real — o qual é determinado pela capacidade de uma pessoa resolver um problema sem ajuda, baseado em sua experiência —, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela capacidade de resolução de um problema por uma pessoa sob orientação de outra pessoa mais velha ou mais experiente. Em suma, é a capacidade que a pessoa tem de obter conhecimentos que ainda não foram obtidos. Portanto a ZDP define funções e habilidades que ainda estão em amadurecimento.

Relacionando os conceitos citados acima com a dinâmica realizada; a criança tinha experiência breve com quebra-cabeças simples de animais, com 20 a 30 peças, mas nunca tinha resolvido um quebra-cabeça com 100 peças. Essa experiência representa o nível de desenvolvimento real da criança

Sobre o nível de desenvolvimento potencial, a criança adquiriu habilidades suficientes para resolver problemas que ela até então não tinha enfrentado anteriormente, necessitou apenas de algumas ajudas e dicas pontuais para chegar ao final do processo, o que demonstra sua capacidade de resolver problemas e um desenvolvimento cognitivo superior ao necessário para desenvolver os “jogos” com apenas 20 ou 30 peças.

A ZDP da criança esteve situada entre sua capacidade atual de lidar com quebra-cabeças menores e o desafio representado pelo quebra-cabeça de 100 peças. Ela estava apta para enfrentar esse desafio diante de um apoio adequado.

A mediação foi realizada por mim; a criança estava muito entusiasmada, portanto não houve dificuldades em apresentar os passos que ela deveria seguir para completar o quebra-cabeça. Enfatizei a importância de manter a paciência e a concentração durante o processo de montagem, bem como a necessidade de montar as bordas inicialmente e comparar a construção com a imagem de referência. Com o devido apoio verbal, a criança montou o quebra cabeça sem a necessidade de que outras pessoas encaixassem peças para ajudá-la.

Com base na teoria de Jean Piaget, a criança que participou da atividade de montar um quebra-cabeça com 100 peças parece estar na fase operatória concreta do desenvolvimento cognitivo. Essa fase geralmente ocorre entre os sete e onze anos de idade e é caracterizada pela capacidade das crianças de pensar logicamente e concretamente sobre eventos e objetos do mundo real.

Analisando como a criança se encaixou nas características dessa fase; a criança demonstrou a capacidade de organizar as peças do quebra-cabeça com base em cores e formas, o que é característico do pensamento lógico operatório concreto; a reversibilidade também esteve presente, a criança demonstrou a capacidade de inverter ações e pensamentos ao perceber se uma peça se encaixava corretamente ou não, e isso se dá pelo pensamento reversível; a criança se encaixou também na fase de separação do egocentrismo, nesse estágio, elas superam o egocentrismo cognitivo, o que significa que são capazes de considerar os pontos de vista de outras pessoas. Esse fato ocorreu pela capacidade dela de escutar e entender minhas dicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com