TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Educação

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 8

1. Escolha uma base teórica para elaborar seus planejamentos de curso (Psicologia I, II e III).

Justifique sua escolha com vistas ao perfil da turma e apresente suas referências bibliográficas

de apoio.

Seguindo a base teórica do construtivismo. Estamos com uma turma de ensino médio, adolescentes. Logo para conseguirmos ter um bom trabalho, precisamos trabalhar em conjunto. A aprendizagem  é algo que centra no sujeito e na ação do que se pretende conhecer, ou seja para Piaget, a aprendizagem vem do próprio aluno. Nessa linha o docente não será mais de transmissor, mas o problematizador, e mediador da aprendizagem. O professor é aquele que organiza as interações do aluno com o meio , trazendo a problematização das situações de modo a incentivar com que ele, o próprio aluno, construa o seu conhecimento. Nessa linda de aprendizagem é preciso entender o aluno e sua lógica, e participação deve-se  ser conjunta e coletiva, entre alunos e professores.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da

Aprendizagem. 20 ed., Vozes: Petrópolis, 1987.

2. Agora que você escolheu seu embasamento, escreva seu planejamento anual para a turma de

Psicologia I, descrevendo duas atividades iniciais para o ano letivo com seus objetivos gerais e específicos.

O planejamento  tem grande importância para que o professor possa pensar e promover o desenvolvimento do aluno, tendo em vista que , esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de maneira,  que o planejamento e a estejam diretamente direcionados para a construção do conhecimento do aluno.

Dessa forma os objetivos gerais serão :

- Analisar e conduzir o aluno ao seu próprio conhecimento.

Específicos :

- Acolhimento e, analise previa do conhecimento dos alunos

- Apresentar as teorias de aprendizagem e desenvolvimento, identificando os conceitos, além de mostrar as contribuições que trazem para a ações educativas.

- motivação com leituras, charges,vídeo;

- discussões, debates e questionamentos acerca dos textos trabalhados;

- atividades escritas individuais e em grupos;

DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia da educação. São Paulo: Cortez, 2010.

GOULART, I. B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2003.

3. No meio do ano, você recebeu uma adolescente com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na sua turma de Psicologia da Educação I. Sua missão é desenvolver uma atividade de acolhimento para ela e uma estratégia de avaliação para que todos possam mostrar seu crescimento de forma igualitária.

É uma situação onde ainda não temos bases e estruturas sólidas para saber lidar, é um desafio grande para os docentes, mas para iniciar esse trabalho, inicialmente é preciso identificar as capacidades desse aluno, dessa maneira

-Incluindo-o de forma geral na turma, para que não se sinta ainda mais excluído, pois quanto menos restringir ao interação direta com os demais, melhor será seu desenvolvimento e consequentemente a aprendizagem, pois é através dessa interação que os mesmos evoluem, com apoio de todos. Dessa maneira pode-se trabalhar o desenvolvimento das habilidades e potencialidades para a construção do conhecimento.

Os conteúdos podem ser passados de forma igual, porem acredito que a avaliação tenha que ser de forma particular, pois cada um tem seu tempo de aprendizado, e tratando-se também de um aluno com TEA, a avaliação não deve ser igual, para que ele ou outros alunos sejam prejudicados, se adequando e atendendo as necessidades de cada aluno.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/autismo-na-escola-pontos-contrapontos-na-escola-inclusiva.htm

CIDA :

O planejamento de aula para os alunos, será baseado na teoria de Lev Vygotsky. Pois essa teoria destaca bastante a grande importância que a relação do indivíduo com a sociedade é de extrema importância para seu desenvolvimento, dessa forma a interação dos alunos uns com os outros se torna parte da aprendizagem e crescimento.

Objetivo Geral : Analisar o desempenho e o desenvolvimento desses alunos, partindo do princípio da teoria que será aplicada, interação com o outro.

Objetivos específicos : Atividades de interações, discussões e debates de temas que todos possam se identificar, mostrando a importância do convívio com o outro, respeitando todas as opiniões e visões .

Sobre o aluno com TEA, a primeira ação, seria tentar ao máximo incluir esse aluno na turma, fazendo atividades em que ele possa se sentir acolhido por todos. E assim ele poderá ter o apoio dos colegas, por meio de dinâmicas e conversas.

Sendo assim a atividade proposta para avaliação, seria apresentações em grupos com recursos mais visuais e autodidatas , e dessa forma a avaliação de aprendizagem seria igual para todos.

http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/e-ped/agosto_2012/pdf/vygotsky_-_sua_teoria_e_a_influencia_na_educacao.pdf

https://diversa.org.br/inclusao-de-alunos-com-autismo-na-escola-dicas-e-exemplos-para-pratica/?gclid=CjwKCAjwh7H7BRBBEiwAPXjadgGJwr9rSQ4I0guKWQUaAAOdwAdUkfyF0tq3HK3IIeRtgSYkdP5EwxoC0N8QAvD_BwE

1.Dentre as abordagens em psicanálise que emergiram depois de Freud encontra-se a abordagem kleiniana que. Opção única.

[pic 1]

[pic 2]Analisou crianças neuróticas, não tendo se dedicado à análise de pacientes psicóticos.

[pic 3]Abriu as portas para a análise de crianças, por meio da técnica lúdica, com a utilização de brinquedos e jogos.

[pic 4]Destacou a descrição de uma angústia de preservação, além de fantasias secundárias inconscientes do bebê.

[pic 5]Introduziu o conceito de identificação projetiva, que embora já em desuso, auxiliou na compreensão do conceito de posição esquizoide e melancólica.

[pic 6]Não atribuiu importância às pulsões agressivas e aos ataques sádicos-destrutivos e sim a uma adquirida inveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (155.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com