TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia na Educação

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT

INSTITUTO DE LINGUAGENS – IL

LICENCIATURA EM LETRAS - LIBRAS

LETRAS - LIBRAS 2019/1

Disciplina: Psicologia da Educação

Docente: Rita Eliana Masaro

Discentes: Tatiane Pereira Silva de Souza

Introdução

A Psicologia Escolar tem se constituído como um elo de grande importância na busca de qualidade da educação brasileira. Um tema abordado e escolhido para mostrar a importância da psicologia na educação sobre a inclusão social, e educação inclusiva. O objetivo da psicologia escolar é fazer com que todos sejam incluídos no mesmo contexto escolar independente de sua deficiência, raça e origem.

Desenvolvimento

É fundamental que ocorra uma distinção clara entre o fazer pedagógico e educativo, que poderá estar assentado em saberes desenvolvido pela Psicologia, tendo como objetivo o desenvolvimento da aprendizagem, daquele fazer psicológico na educação.

Qual a relação entre a Psicologia e a Educação?

"A Psicologia e Educação mostram-se como campos de observação, de questões para investigação, de construção de conhecimento e de instrumentos de aprimoramento de nossas práticas no cotidiano dos contextos educativos.

Psicologia escolar: Que fazer é esse?

“A psicologia escolar como área do conhecimento humano tem papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois além da sua interface com a Pedagogia e Educação–todas são áreas do conhecimento que dialogam e se reconstroem em constante interação.” (p.113).

Como fazer uma contraposição aos caminhos da agressividade e o excesso de intolerância percebidos no mundo que refletem na dinâmica escolar?

“[...] a manifestação de agressividade entre pares está presente nas escolas em geral e não comporta qualquer relação com o meio social e econômico dos envolvidos. Quer dizer, a associação comumente estabelecida entre pobreza, miséria e violência, entre eles, não se sustenta. [...] Pesquisas realizadas em países subdesenvolvidos demonstraram que o sentimento de pertença à escola é fundamental para o combate á violência.” (p. 207)  “[...], Blaya e Debarbieux (2002) e Fortinos (2006) concluíram que a [...] dinâmica escolar inclui a forma como a escola é administrada, o relacionamento dos professores com os alunos, com os pais dos alunos e com a comunidade e o trabalho em equipe.” (p. 207)

Que propostas sugere-se para a escola e para os professores para a inclusão escolar incluindo a temática das relações étnico-raciais?

“ZIMMERMAM (2010), nessa mesma linha, afirma que: “Esta mudança de perspectiva educacional, que é a Inclusão, propõe que os educadores façam a diferença buscando conhecimento, e contribuindo com uma prática re-significada desenvolvendo uma educação baseada na afetividade e na superação de limites, que as crianças aprendam a respeitar as diferenças em sala de aula, preparando-as assim para o futuro, a vida e o mercado de trabalho, pois vivendo a experiência inclusiva serão adultos bem diferentes de nós, e por certo não farão discriminações sócias”. (p.114)“a inclusão só se concretizará como uma educação para todos se levarmos em conta aspectos da relação professor-aluno como processo de troca, de aprendizagem. (MEC, 2005).” (p.114)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com