TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia na Educação

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina:Psicologia da Educação

(Curso:Curso Superior de Licenciatura em Computação)

1)O que estuda a Neuropsicologia?

Éstuda a relação entre os circuitos neurais e os processos cognitivos. Correlaciona os processos cognitivos processados em determinadas áreas cerebrais com os comportamentos apresentados pelo indivíduo.

2) Em que período da vida de uma pessoa o desenvolvimento neurológico ocorre de modo mais intenso?

O desenvolvimento neurológico ocorre de modo mais intenso e flexível ao longo dos três primeiros anos de vida do indivíduo

3) Os órgãos sensoriais são muito importantes na relação do indivíduo com o ambiente. Quais desses órgãos transmitem mais informações do ambiente para o indivíduo?

Na relação com o entorno são os olhos (NISHIDA, 2007) e os ouvidos que mais interferem no processo de aprendizagem, contribuindo com a maior captação dos estímulos ambientais. São também os que amadurecem e se desgastam mais rapidamente.

Alguns sentidos, como o olfato, demoram até a adolescência para ficarem completamente maduros e desfrutarem de todo o seu potencial

4) Na maioria das pessoas, em qual dos hemisférios cerebrais se processa a linguagem?

O nosso cérebro é formado por dois hemisférios, o esquerdo e o direito. Na maioria das pessoas, a linguagem é processada pelo hemisfério esquerdo e as imagens são processadas pelo hemisfério direito.

5) Descreva como a percepção auxilia o indivíduo a compreender o ambiente.

A percepção é o processo cognitivo que nos permite associar estímulos que nos chegam, através dos sentidos, à memória que já construímos e por meio dela identificarmos os conceitos e significados que já foram estabelecidos (NISHIDA, 2007). Isto nos permite consolidar e/ou ampliar o conhecimento estabelecido sobre alguma coisa. Ao fazermos esse exercício mental, pomos em andamento algumas habilidades natas e/ou adquiridas, as quais refletem as diferentes as habilidades ou inteligências de que somos portadores e nos permitem exercitar o raciocínio para que possamos escolher a resposta ou o caminho que nos pareça mais acertado

6) Descreva como ocorre o processamento de informações pelo indivíduo.

O processamento de informações envolve a presença de estímulos que afetam o sistema sensorial do indivíduo, transmitindo essas sensações para áreas do cérebro onde serão processadas, codificadas e interpretadas conforme a área estimulada e o tipo de memória que elas evocam.

As informações são geradas depois que os estímulos captados pelos nossos sentidos

chegam ao nosso cérebro e percorrem áreas associativas sensoriais, onde são

processados, decodificados, interpretados e definidos como algo que deve ser realizado

ou não. O tempo de resposta ou a velocidade com que damos a melhor resposta e

tomamos a decisão mais eficiente reflete o nível das nossas habilidades e capacidades

natas e/ou adquiridas, aquilo que também chamamos de inteligência

7) Fatores como o desenvolvimento biológico, psicológico e social do indivíduo afetam o seu processo de aprendizagem. Cite dois exemplos de cada um desses fatores.

Fatores Biológico - são aqueles relacionados com a estrutura física do sujeito, como deficiência visual e auditiva, lesão cerebral, problemas de metabolismo etc.

Fatores social – são aqueles que envolvem analfabetismo, violência escolar, pobreza,

falta de perspectiva de crescimento pessoal etc.

Fatores psicológicos psicológica – são aqueles em que os sujeitos apresentam comportamentos como déficit de atenção, hiperatividade, oposição, dentre outros.

Pag 52

1) Em sua opinião, qual a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com