TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicometria

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Psicometria

Psicometria (do grego psyké, alma e metron, medida, medição) é a área da psicologia responsável pelo estudo do comportamento, através de técnicas utilizadas, bem como testes psicológicos. Estes são: ValidadeFidedignidade e Padronização.

O primeiro laboratório responsável pelas medições antropométricas, teve como fundador  Francis Galton (1822-1911), em Londres, no ano de 1884. Para Galton a discriminação sensorial era a base da inteligência, e que por meio de medidas adequadas seria possível identificar diferenças intelectuais nos indivíduos. O objetivo desse estudo para Galton era selecionar homens e mulheres brilhantes, através da reprodução seletiva, pois acreditava que a humanidade poderia ser melhor se fosse possível evitar os “cruzamentos indesejáveis”.  Galton teve uma grande importância na criação de métodos estatísticos e também foi responsável pela origem do conceito de “testes de inteligência”, com a finalidade de testar a habilidade sensora e motora dos indivíduos.  

Hermann Ebbinghaus (1850-1909), em 1885, inicia os estudos experimentais sobre memória. Em seus estudos, avaliava a capacidade e o tempo de armazenamento, assim como a facilidade de resgatar o material armazenado e demonstrou que as memórias possuem diferentes tempos de armazenamento.

No Reino Unido, Galton conheceu  James McKeen Cattell (1860-1944), e juntos formularam testes com finalidade de medir a discriminação sensorial, de tempo e de reacção. James McKeen Cattell é uma figura importante para a psicologia devido ao uso de métodos quantitativos e seu enfoque na criação da psicologia como ciência legítima.

Em contrapartida, devido às críticas que os testes anteriores possuíam, , o francês "Alfred Binet (1857-1911) juntamente com Théodore Simon, desenvolveram o primeiro teste de inteligência para diferenciar crianças especiais de crianças normais, no qual introduziu ao conceito de “idade mental”. Atualmente, esse teste é conhecido  como Teste Stanford-Binet de Inteligência. "A Escala de Inteligência Stanford-Binet revista é o teste mais freqüentemente usado para o exame individual de crianças. Consiste em 120 itens, e mais vários testes alternativos que são aplicáveis à faixa etária entre dois anos e a idade adulta. Os testes têm uma variedade de atividades de dificuldade gradativa, tanto verbal como de desempenho, com a finalidade de revelar diversas funções intelectuais, como memória, livre associação, orientação no tempo, compreensão lingüística, conhecimento de objetos comuns, comparação de conceitos, percepção de contradições, capacidade para enfrentar situações novas e uso do julgamento prático. Além de muitas outras variedades de funções, também existem testes de coordenação visual motora." (Masserman, J. H., The Practice of Dynamic Psychiatry, 1955)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com