TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de psicometria para estudo

Por:   •  28/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.811 Palavras (24 Páginas)  •  1.492 Visualizações

Página 1 de 24

Você sabe por que também não se deve estranhar que a Psicometria surgisse no campo dasaptidões humanas (mentais, físicas, psicofísicas)? Escolha a alternativa que responde a estapergunta:

I. Era a temática psicológica da época, se adaptava melhor a um estudo quantitativo, pois se poderiacontabilizar o comportamento em termos de acertos e erros.

II. Por que a tradicional diatribe de origem cartesiana, alma versus corpo, subsidiava tendênciasintrospeccionistas, interessada na experiência subjetiva.

III. A experiência subjetiva das pessoas poderia ser avaliada a partir de pressuposições teóricas deuma realidade social.

IV. O contexto social e cultural eram as únicas fontes de origem dos fenômenos naturais, que nãoadmitiam testagem, uma que a experiência subjetiva das pessoas não poderia ser avaliada a partir depressuposições teóricas de uma realidade social.

A)As alternativas I e II

B)As alternativas II e III

C)As alternativas II e IV

D)Somente a alternativa I

E)Somente a alternativa III

Todos os testes psicológicos antes de serem aplicados precisam passar por análise, dadoque os erros podem influenciar os resultados. Várias são as possibilidades de erros. Entreelas as que decorrem do contexto de aplicação, das condições dos sujeitos no momento daaplicação e da própria construção do teste. Alguns destes erros são possíveis avaliar seutilizarmos medidas apropriadas. Leia as alternativas e verifique qual das alternativas indicaa correspondência correta entre tipo de erro e a medida para avaliá-lo.

A)A diferença entre avaliadores pode ser verificada usando a análise de fidedignidadedenominada forma alternativa

B)O erro de amostragem no tempo pode ser verificado usando a análise defidedignidade denominada fidedignidade do avaliador

C)O erro de amostragem de conteúdo pode ser verificado utilizando a análise defidedignidade denominada coeficiente de estabilidade ou teste-reteste

D)A diferença entre avaliadores pode ser verificada usando a análise de fidedignidadedenominada coeficiente de estabilidade ou teste-reteste.

E)O erro de amostragem de conteúdo pode ser verificado utilizando a análise defidedignidade denominada forma alternativa

Para constatar esses erros de mensuração diferentes procedimentos de avaliação podem ser realizados com o teste, tais como:

Fidedignidade entre avaliadores, para examinar as diferenças ente os mesmos;

Fidedignidade de teste-reteste ou coeficiente de estabilidade, para avaliar o erro de amostragem de tempo

Fidedignidade de forma alternativa ou pelo método das metades, para verificar o erro de amostragem de conteúdo

Medidas de consistência interna, por exemplo, correlação simples, fidedignidade de Kuder-Richardson 20, ou coeficiente alfa (a) para avaliar a inconsistência entre os itens.

A principal forma de nos prevenirmos do erro nos resultados dos testes psicológicos éfazermos uso de procedimentos padronizados para a sua administração e avaliação, paraminimizar fontes de erros desnecessárias. Nesse sentido, todas são precauçõesadequadas, exceto:

A)Se a fonte de erro no teste pode vir do testando, um procedimento de precaução seriaa aplicação de uma anamnese e uma entrevista não estruturada imediatamente antesda aplicação do teste.

B)Se a avaliação do teste envolve julgamentos subjetivos, a fidedignidade do avaliadordeve ser considerada

C)Se um teste vai ser usado para avaliar mudanças ao longo do tempo, é essencial aestimativa do erro de amostragem de tempo.

D)Se uma pessoa deve passar por reteste em momento posterior para confirmarou refutar resultados prévios, é desejável uma forma alternativa do teste, comalto escore de fidedignidade.

E)Se é desejada homogeneidade e consistência ao longo de todo o teste, deve-sebuscar um coeficiente alfa ou K-R 20 altos

Trinta participantes responderam a um teste de aptidão psicológico. Os escores brutosnesse teste, de todos os participantes, estão reproduzidos abaixo:

20; 30; 13; 14; 15; 16; 10; 11; 14; 7; 18; 25; 14; 16; 9; 12; 15; 20; 21; 16; 17; 15; 18; 20; 6;14; 13; 10; 18; 12

A respeito de medidas de tendência central desses dados, considere as seguintesafirmativas:

I – A média calculada com os dados da amostra é de 30.

II – A mediana equivale ao 50º percentil, e não sofrerá alterações caso o segundoparticipante tivesse obtido 32 escores, em vez de 30.

III – A moda tem o valor de 14.

Assinale a alternativa cujas afirmativas estão corretas. Média: 15,3 Moda: 14  Mediana: 15

A)Afirmativa I

B)Afirmativa II  

C)Afirmativa III

D)Afirmativas I e II

E)Afirmativas II e III

Relacione as duas colunas:

a) Galton

b) Cattel

c) Binet

d) Spearman

(I) Desenvolveu os fundamentos teóricos da Psicometria Clássica. Responsável pela teoria do Fator G,na qual pressupunha a existência de um fator geral em todas as atividades intelectuais.

(II) Seus trabalhos visavam a avaliação das aptidões humanas através da medida sensorial. Seutrabalho terá enorme impacto tanto na orientação mais prática da psicometria, quanto na teórica.

(III) Desenvolveu suas medidas das diferenças individuais e apresentou pela 1ª vez a expressão “TesteMental”.

(IV) Desenvolveu um teste de inteligência com o objetivo de avaliar a área cognitiva, que abrangia asfunções: julgamento, compreensão e raciocínio. Apresentava interesse nas aptidões humanas visandoa predição na área acadêmica.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta

A)I - C; II - A; III - B; IV - D

B)I - D; II - A; III - B; IV - C

C)I - D; II - B; III - A; IV - C

D)I - A; II - D; III - B; IV - C

E)I - D; II - A; III - C; IV - B

A Psicologia do início do século XX se mistura a aplicação de testes. Mas foi a PrimeiraGuerra Mundial que mobilizou a criação de diversos testes psicológicos, entre eles o ArmyAlpha & Beta, impulsionando a popularização dos instrumentos de avaliação poucos anosdepois. No caso dos instrumentos Army Alpha &Beta utilizados por militares no final daPrimeira Guerra Mundial pode-se dizer que:

I) avaliava a função motora dos soldados, dado que estes teriam que utilizar armamentosque exigiam precisão motora fina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com