TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da história do início da Psicometria

Por:   •  17/2/2017  •  Resenha  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  4.509 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicometria surgiu de dois enfoques distintos, um era a psicologia empirista e o outro a psicologia mentalista de Binet, entretanto o seu desenvolvimento não foi orientado pela psicologia mentalista, pois esta carecia de uma medição mais quantitativa, fator primordial para o desenvolvimento da Psicometria, ciência intensamente interligada com a estatística, podendo ser até atribuído uma origem nos trabalhos estatísticos de Spearman. A Psicometria tinha duas preocupações em sua origem, questões práticas e questões teóricas, a primeira preocupação tinha uma ligação mais pedagógica e funcional, onde os psicólogos utilizavam os dados obtidos para detectar graus de doenças mentais, já a segunda preocupação era mais direcionada ao desenvolvimento da própria ciência psicométrica, e era desenvolvida pelos psicólogos estatísticos.

A história da Psicometria pode ser dividida em diferentes épocas: primeiramente a década de Galton (1880), onde o enfoque era na medição das aptidões humanas por medidas sensoriais; após Galton veio Cattell (1890) e desenvolveu medições das diferenças individuais, criando inclusive o termo “teste mental”. Em seguida Binet (1900) desenvolveu avalições de aptidões humanas direcionadas a área acadêmica e a área de saúde, mas na mesma década o pesquisador que se destacou foi Spearman com o lançamento de suas obras sobre os fundamentos da teoria da Psicometria Clássica. Entre as décadas de 1910 e 1930 teve um crescente desenvolvimento dos testes de inteligência decorrente de uma grande demanda de seleção rápida por conta da Primeira Guerra Mundial, entretanto no ano de 1928 notou-se um decréscimo intenso no interesse em relação aos testes de inteligência, fator causado pela dependência da cultura na confecção dos testes, assim as ideias de Spearman perderam credibilidade, em contra partida surgiu Thurstone, que desenvolveu a análise fatorial múltipla e atuou no desenvolvimento da escalonagem psicológica.

Entre 1940 e 1980 houve um grande embate entre duas tendências predominantes, primeiramente uma tendência sistematizadora, onde diversos autores trabalharam em prol de uma sistematização mais acurada dos conceitos da Psicometria Clássica, em contra partida surgiu uma grande crítica à Psicometria Clássica, a primeira grande crítica surge com Lord e Novick que criaram uma teoria alternativa, a teoria do traço latente, que posteriormente dá origem a Psicometria Moderna. Outra teoria alternativa foi criada pelos psicólogos cognitivos com modelos e pesquisas sobre os componentes cognitivos. Na década posterior a Psicometria Moderna, também conhecida como Teoria da Resposta ao Item (TRI), ganha um crescente destaque, mas ainda não substitui totalmente a Psicometria Clássica, mas sim apenas algumas partes da mesma.

Os testes psicológicos foram grandes propulsores para o desenvolvimento da Psicometria, suas origens são atribuídas à Galton e havia duas grandes preocupações relacionadas a essa área: questões psicopedagógicas e psiquiátricas na França, com enfoque em identificar o nível de retardo mental; e uma questão experimentalista na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, onde o interesse recaia na descoberta de uniformidades no comportamento dos indivíduos e também uma preocupação com as condições em que se faziam as observações.

Francis Galton foi um importante nome dentro da Psicometria, suas ideias de medição sensorial auxiliaram em tamanha proporção em diversas áreas, como por exemplo, a medida da discriminação sensorial, escalas de pontos, questionários, associações livres e desenvolvimento e simplificação de métodos estatísticos para analisar quantitativamente. James McKeen Cattell foi influenciado por Galton e também trabalhou com medidas sensoriais em seus trabalhos de diferenças individuais. Entretanto Alfred Binet e Henri, psicólogos franceses, criticaram os testes realizados por Galton e Cattell, alegando que eram puramente medidas sensoriais e se pudessem ser considerados testes de conteúdo intelectual seriam demasiadamente específicos. Posteriormente surgiu o teste de Binet-Simon (teste de Q.I.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com