TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicomotricidade na Psicologia

Por:   •  16/9/2021  •  Artigo  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

                                                  DEFINIÇÕES

“A Psicomotricidade quer precisamente resgatar a relação que existia entre a motricidade, o mental e a afetividade, e favorecer por uma técnica a aproximação global da criança”. (A de Meur e L. Stes. Psicomotricidade: Educação e reeducação. Editora Manole, SP Campinas. 1989.

“Os elementos de base da psicomotricidade reúnem o esquema corporal, aa lateralidade, a estruturação espacial, a orientação temporal e a pré escrita e precisam que ”‘uma ligação estreita uma as aquisições psicomotoras e as afetivas as criança.” ”. (A de Meur e L. Stes. Psicomotricidade: Educação e reeducação. Editora Manole, SP Campinas. 1989

“O soma e o psique integram a unidade indivisível do homem. A psicomotricidade como ciência da educação, enfoca esta unidade educando o movimento, ao mesmo tempo que põe em jogo as funções intelectivas”. (Costallat, D. Molina. Psicomotricidade. Editora Globo,: RJ 1976)

“A psicomotricidade é, inicialmente, uma determinada organização funcional da conduta e da ação constituindo correlatamente um certo tipo de prática de reabilitação gestual” CHAZAUD, Jean. Introdução a Psicomotricidade. Editora Manole, Campinas, SP. 1976)

“... a unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e das posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do ser em situação e da coexistência com outrem”. (CHAZAUD, Jacques. Introdução a psicomotricidade. Editora Manole, Campinas, SP. 1976)

“A psicomotricidade como uma práxis eminentemente clínica, cujos postulados teóricos constituem um conjunto de noções que servem ao psicomotricista para fundamentar, guiar e guiar-se numa prática. É daí que surge a fundamentação e explicação desta práxis. Portanto, constantemente estas noções vão sendo postas à prova pelo próprio andamento clínico.” (LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora: O corpo na linguagem. Editora Vozes, RJ. 1995)

“ A prática, a práxis da psicomotricidade foi e irá indicando o caminho. As modificações e os momentos de mudanças são produto e efeito da dinâmica clínica, que nos interpela e questiona constantemente, pois ali há um sujeito que na sua sintomatologia psicomotora fala e é falado por outro. (LEVIN, Esteban. A clínica psicomotora: O corpo na linguagem. Editora Vozes, RJ. 1995)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (712 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com