TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questões Psicologia

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando como as visões de saúde mudaram ao longo do tempo, qual seria uma boa descrição da saúde para o indivíduo hoje? Como o gênero, a cultura e a prática da saúde influenciam essa descrição?

Saúde é considerado como um estado de bem-estar físico, mental e social. Os objetivos específicos da psicologia da saúde são promover a saúde; prevenir e tratar doenças; investigar o papel de fatores comportamentais e sociais da doença; e avaliar e aperfeiçoar a formulação de políticas e serviços de saúde para todas as pessoas.

A perspectiva de gênero em psicologia da saúde se concentra no estudo de problemas de saúde específicos dos gêneros e em barreiras que tal condição encontra nos serviços de saúde. Com exceção de problemas no sistema reprodutivo e subnutrição, os homens são mais vulneráveis do que as mulheres a quase todas as outras condições de saúde. Além disso, muitos homens consideram o cuidado preventivo em saúde algo que não é masculino, mas as mulheres tendem a responder de forma mais ativa do que eles a sintomas de doenças e a procurarem tratamento mais cedo (Williams, 2003). A perspectiva biopsicossocial enfatiza as influências mútuas entre os contextos biológicos, psicológicos e sociais da saúde. Ela também está fundamentada na teoria sistêmica do comportamento. De acordo com essa teoria, a saúde – de fato, toda a natureza – é mais bem compreendida como uma hierarquia de sistemas, na qual cada um deles é composto de modo simultâneo por subsistemas e por uma parte de sistemas maiores e mais abrangentes.

Uma maneira de entender a relação entre sistemas é imaginar um alvo, como por exemplo uma “mosca” no centro e anéis concêntricos crescendo a partir dela. Assim, considere cada um de nós um sistema formado por sistemas em interação, como o sistema endócrino, o cardiovascular, o nervoso e o imune. Aplicada à saúde, a abordagem sistêmica enfatiza uma questão fundamental: o sistema, em determinado nível, é afetado por sistemas em outros níveis e também os afeta. Por exemplo, o sistema imune enfraquecido afeta órgãos específicos no corpo de uma pessoa, o que, por sua vez, afeta sua saúde biológica geral, atingindo os relacionamentos dessa pessoa com sua família e seus amigos. Conceituar a saúde e a doença conforme a abordagem sistêmica permite que compreendamos o indivíduo de forma integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com