TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA COM A ENFERMAGEM

Dissertações: A RELAÇÃO DA PSICOLOGIA COM A ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 13

História da Psicologia na Enfermagem

A primeira ciência que se conhece desde as épocas mais remotas é a filosofia. Esta ciência tem por objetivo a reflexão, o questionamento, a crítica, a fim de obter da inteligência a sabedoria. A psicologia é uma ciência comprovada que tem suas origens na filosofia. Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história, pois os povos desde a antiguidade sempre manifestaram a preocupação com os problemas da alma e da vida humana. Vários pesquisadores afirmam que o primeiro manual de psicologia vem da Grécia (390 A.C.), onde Aristóteles escreveu sobre a alma. É sua a tese de que o todo vem antes das partes e é, portanto mais que a somatória das suas partes. Outros filósofos e cientistas marcaram sua importância como Santo Agostinho em 354 (método da auto- observação e o da descrição da experiência interior), John Looke (papel das impressões sensoriais no desenvolvimento das experiências), etc.

Até o século X a psicologia era praticada de forma especulatória e julgava-se que se solucionavam todos os problemas pensando. A princípio falava-se sobre o mundo físico, a realidade externa e mais tarde falava-se do mundo das ideias, da consciência. Não podemos esquecer que a igreja católica era a autoridade e as ciências naturais eram vistas por ela como perigo aos seus ideais. As pessoas que a praticavam eram vistas com reputação duvidosa ou mesmo considerados mágicos e feiticeiros.

No século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço torna-se necessário para dar respostas e soluções práticas no campo da técnica industrial. O conhecimento torna-se independente da fé, a racionalidade do homem aparece. A noção da verdade passa a contar com o aval da ciência. Os problemas e temas da psicologia passam a serem investigados pela fisiologia e neurofisiologia, pois era necessário compreender o funcionamento da máquina de pensar humana: o cérebro. A partir daí, a psicologia passa a definir seus objetos de estudo, delimitar seu campo, formular métodos e teorias. Enquanto área de conhecimento, a psicologia está relacionada com os diferentes fatores de natureza política, social, cultural e científica, pois para compreender o ser humano é necessário conhecer o meio em que ele está inserido, sua problemática, valores, tradições e história. Não devemos esquecer o fato de que o ser humano está em permanente movimento e transformação. A psicologia está inserida nas mais diferentes áreas do saber como a médica, a educacional, a social, lazer, segurança, trabalho, justiça, comunidade, comunicação, ambiente, etc.; tem por objetivo conhecer o ser humano individualmente e em grupo visando encontrar meios para ele viver de forma equilibrada nas mais diversas

situações, desenvolver seus potenciais, prevenir possíveis problemas e auxiliando o relacionamento humano.

A psicologia estuda nossa mente, nossas emoções, ações, sentimentos, relacionamentos, etc. Como e por que agimos de determinada forma nas diferentes situações. O que nos influencia; nada se perde e nada é por acaso. Tudo se transforma em dados para entendermos o indivíduo.

A psicologia é uma ciência biopsicossocial.

Para a psicologia o indivíduo é compreendido como um todo – corpo – mente-espírito. Atualmente a sociedade começa a se preocupar com o papel das emoções na vida do indivíduo, o poder da mente em sua vida; importância de compreender melhor nossos comportamentos e emoções. Quanto mais controle de nossas emoções, mais saberemos controlar e lidar com o ambiente, evitando assim possíveis transferências. A psicologia às vezes é arte, mística, filosófica e do senso comum. Cada escola se baseia em correntes ou linhas, utilizando assim métodos diferentes de acordo com o tema. Ex. comportamento, alma, percepção do homem, sociedade, etc. Porém a essência é a mesma: CONHECIMENTO da mente humana.

A psicologia utiliza-se de método cientifico e seu objetivo é compreender e manipular as relações de conhecer do indivíduo em cada campo que este viver. As pessoas de alguma forma utilizam a psicologia em seu cotidiano, ou seja, é uma disciplina que pertence à humanidade, portanto denomina-se psicologia do senso comum, que é o conhecimento acumulado em nosso dia-a-dia. Ex. o poder de persuasão do vendedor, a jovem que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, quando procuramos aquele amigo que está sempre disposto a nos orientar. Esta pessoa tem o conhecimento acumulado que lhes permite explicar e entender problema ou nos ouvir de um ponto de vista psicológico. Contudo, o conhecimento herdado, tradicional não é científico nem filosófico, nem possui rigor cientifico.

Qual a importância da psicologia para as profissões?

Procurar entender as necessidades do indivíduo e sociedade e estratégias para supri-las e preveni-las. Orientar, selecionar e identificar métodos e técnicas para uma vida.

Estudar o papel da inteligência emocional; melhor, Identificar distúrbios, falhas e procurar meios de saná-los ou ameniza-los. Trabalhar relacionamento intrapessoal e interpessoal, Identificar perfil, potencial, treiná-los e acompanhá-lo.

Relação da Psicologia com a Enfermagem

Há duas correntes na área da saúde que se deve conhecer para responder esta questão: a primeira que trata o doente como um paciente passivo e vê a doença como um fator único que pode ser retirada com medicamentos e procedimentos e a segunda corrente que percebe que além de apresentar sintomas da doença, o paciente possui problemas sociais, econômicos, pessoais, psicológicos que se influenciam e que contribui para o surgimento de novas doenças. Para melhor compreender a forma de agir, pensar e sentir humano o aparelho psíquico foi dividido por Freud em sistemas e o conteúdo mental em níveis de consciência, assim como procurou entender o papel dos sonhos em nossas vidas.

O profissional de enfermagem na sociedade

O que se observa hoje é um reflexo da forma como foi construindo-se a profissão de enfermagem. Não é de se estranhar que o contingente de trabalhadores na área de enfermagem seja ainda feminino. Outro fato observável é o grande número de auxiliares em relação a técnicos, já que se levando em conta o valor diferenciado de salários, é possível a contratação de um maior número de auxiliares, pois são os que recebem os menores salários.

Além disso, são se pode negar o fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com