TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia Na Enfermagem

Monografias: História Da Psicologia Na Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 13

História da Psicologia na Enfermagem

A primeira ciência que se conhece desde as épocas mais remotas é a filosofia. Esta ciência tem por objetivo a reflexão, o questionamento, a crítica, a fim de obter da inteligência a sabedoria. A psicologia é uma ciência comprovada que tem suas origens na filosofia. Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um longo passado, mas com uma curta história, pois os povos desde a antiguidade sempre manifestaram a preocupação com os problemas da alma e da vida humana. Vários pesquisadores afirmam que o primeiro manual de psicologia vem da Grécia (390 A.C.), onde Aristóteles escreveu sobre a alma. É sua a tese de que o todo vem antes das partes e é, portanto mais que a somatória das suas partes. Outros filósofos e cientistas marcaram sua importância como Santo Agostinho em 354 (método da auto- observação e o da descrição da experiência interior), John Looke (papel das impressões sensoriais no desenvolvimento das experiências), etc.

Até o século X a psicologia era praticada de forma especulatória e julgava-se que se solucionavam todos os problemas pensando. A princípio falava-se sobre o mundo físico, a realidade externa e mais tarde falava-se do mundo das ideias, da consciência. Não podemos esquecer que a igreja católica era a autoridade e as ciências naturais eram vistas por ela como perigo aos seus ideais. As pessoas que a praticavam eram vistas com reputação duvidosa ou mesmo considerados mágicos e feiticeiros.

No século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo, destaca-se o papel da ciência, e seu avanço torna-se necessário para dar respostas e soluções práticas no campo da técnica industrial. O conhecimento torna-se independente da fé, a racionalidade do homem aparece. A noção da verdade passa a contar com o aval da ciência. Os problemas e temas da psicologia passam a serem investigados pela fisiologia e neurofisiologia, pois era necessário compreender o funcionamento da máquina de pensar humana: o cérebro. A partir daí, a psicologia passa a definir seus objetos de estudo, delimitar seu campo, formular métodos e teorias. Enquanto área de conhecimento, a psicologia está relacionada com os diferentes fatores de natureza política, social, cultural e científica, pois para compreender o ser humano é necessário conhecer o meio em que ele está inserido, sua problemática, valores, tradições e história. Não devemos esquecer o fato de que o ser humano está em permanente movimento e transformação. A psicologia está inserida nas mais diferentes áreas do saber como a médica, a educacional, a social, lazer, segurança, trabalho, justiça, comunidade, comunicação, ambiente, etc.; tem por objetivo conhecer o ser humano individualmente e em grupo visando encontrar meios para ele viver de forma equilibrada nas mais diversas

situações, desenvolver seus potenciais, prevenir possíveis problemas e auxiliando o relacionamento humano.

A psicologia estuda nossa mente, nossas emoções, ações, sentimentos, relacionamentos, etc. Como e por que agimos de determinada forma nas diferentes situações. O que nos influencia; nada se perde e nada é por acaso. Tudo se transforma em dados para entendermos o indivíduo.

A psicologia é uma ciência biopsicossocial.

Para a psicologia o indivíduo é compreendido como um todo – corpo – mente-espírito. Atualmente a sociedade começa a se preocupar com o papel das emoções na vida do indivíduo, o poder da mente em sua vida; importância de compreender melhor nossos comportamentos e emoções. Quanto mais controle de nossas emoções, mais saberemos controlar e lidar com o ambiente, evitando assim possíveis transferências. A psicologia às vezes é arte, mística, filosófica e do senso comum. Cada escola se baseia em correntes ou linhas, utilizando assim métodos diferentes de acordo com o tema. Ex. comportamento, alma, percepção do homem, sociedade, etc. Porém a essência é a mesma: CONHECIMENTO da mente humana.

A psicologia utiliza-se de método cientifico e seu objetivo é compreender e manipular as relações de conhecer do indivíduo em cada campo que este viver. As pessoas de alguma forma utilizam a psicologia em seu cotidiano, ou seja, é uma disciplina que pertence à humanidade, portanto denomina-se psicologia do senso comum, que é o conhecimento acumulado em nosso dia-a-dia. Ex. o poder de persuasão do vendedor, a jovem que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, quando procuramos aquele amigo que está sempre disposto a nos orientar. Esta pessoa tem o conhecimento acumulado que lhes permite explicar e entender problema ou nos ouvir de um ponto de vista psicológico. Contudo, o conhecimento herdado, tradicional não é científico nem filosófico, nem possui rigor cientifico.

Qual a importância da psicologia para as profissões?

Procurar entender as necessidades do indivíduo e sociedade e estratégias para supri-las e preveni-las. Orientar, selecionar e identificar métodos e técnicas para uma vida.

Estudar o papel da inteligência emocional; melhor, Identificar distúrbios, falhas e procurar meios de saná-los ou ameniza-los. Trabalhar relacionamento intrapessoal e interpessoal, Identificar perfil, potencial, treiná-los e acompanhá-lo.

Relação da Psicologia com a Enfermagem

Há duas correntes na área da saúde que se deve conhecer para responder esta questão: a primeira que trata o doente como um paciente passivo e vê a doença como um fator único que pode ser retirada com medicamentos e procedimentos e a segunda corrente que percebe que além de apresentar sintomas da doença, o paciente possui problemas sociais, econômicos, pessoais, psicológicos que se influenciam e que contribui para o surgimento de novas doenças. Para melhor compreender a forma de agir, pensar e sentir humano o aparelho psíquico foi dividido por Freud em sistemas e o conteúdo mental em níveis de consciência, assim como procurou entender o papel dos sonhos em nossas vidas.

O profissional de enfermagem na sociedade

O que se observa hoje é um reflexo da forma como foi construindo-se a profissão de enfermagem. Não é de se estranhar que o contingente de trabalhadores na área de enfermagem seja ainda feminino. Outro fato observável é o grande número de auxiliares em relação a técnicos, já que se levando em conta o valor diferenciado de salários, é possível a contratação de um maior número de auxiliares, pois são os que recebem os menores salários.

Além disso, são se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com