TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre a Neurociência e Psicologia

Por:   •  2/4/2018  •  Seminário  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

Índice

1. Introdução        3

1.1. Objectivos        3

1.1.21. Geral        3

1.1.2. Específicos        3

1.2. Metodologia        3

2. Etapas da Supervisão Escolar        4

Conceito de Supervisao Escolar        4

2.1. Planeamento        4

2.2. Acompanhamento        5

2.3. Controlo        5

3. Funções da Supervisão Escolar        5

3.1. Função Preventiva        6

3.2. Função Construtiva        7

3.3. Função Criativa        7

4. Conclusão        8

5. Bibliografia        9

 


1. Introdução

O presente trabalho da cadeira de supervisão e inspecção da escola básica, abordar-se sobre as Etapas da supervisão e suas respectivas funções. Portanto parte-se do pressuposto de o supervisor da escola de educação básica ocupa um lugar de destaque dentro desta estrutura organizacional, pois é o responsável pela gestão e qualidade do processo pedagógico, influenciando directa ou indirectamente, o trabalho diário da equipe de professores. Atentando para essa responsabilidade que o supervisor traz consigo, qual seja a de liderar sua equipe tendo como principal função a de mediador e articulador de todo o processo ensino-aprendizagem dos alunos, vislumbramos um profissional que anseia por colocar em prática as teorias aprendidas nos cursos de formação, mas na maioria das vezes limitado pelo pouco tempo destinado às suas verdadeiras actividades, pois a maior parte deste é direccionada à resolução de questões burocráticas.

1.1. Objectivos

1.1.21. Geral

  • Compreender as funções e etapas da supervisão escolar.

1.1.2. Específicos

  • Identificar as etapas da supervisão escolar;
  • Descrever as etapas da supervisão escolar;
  • Explicar as funções da supervisão escolar.

1.2. Metodologia

Metodologicamente, a compilação do trabalho recorreu-se a consulta bibliográfica. Parafraseando PILLET (1996:190) consulta bibliográfica é o método mais exaustivo que consiste na análise de várias obras e o seu cruzamento de fontes para a concretização do tema em estudo, a fim de ter uma defesa científica do seleccionado.

2. Etapas da Supervisão Escolar

Conceito de Supervisao Escolar

Entre os vários autores que conceituam  a supervisão escolar, destacamos alguns deles:

Nérici (1976:28) “A Supervisão Escolar visa a melhoria do processo ensino aprendizagem, para o que tem de levar em conta toda a estrutura teórica, material e humana da escola”.

Segundo a mesma autora “Supervisão Escolar significa mais visão sobre todo o processo educativa, para que a escola possa alcançar os objetivos da educação e os objetivos específicos da própria escola”.

Para Przybylski (1985:24) “Supervisão Escolar “ é o processo que por objetivo prestar ajuda técnica no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades educacionais, tendo em vista a unidade das ações pedagógicas, o melhor desempenho e o aprimoramento do pessoal envolvido na situação ensino aprendizagem.

Para Libâneo (2004), a Supervisão educacional é responsável pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico-didático em articulação com os professores.

De acordo com Nérici (1978), a actuação do supervisor escolar se desenvolve por meio de três etapas: planejamento, acompanhamento e controle.

2.1. Planeamento

O planejamento é o ato de elaborar um “roteiro” de tudo que será realizado no período lectivo, seja semestral ou anual. É necessário dizer que planejar significa analisar uma dada realidade, reflectir sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de acção para superar as dificuldades buscando alcançar os objectivos propostos.

Este planejamento deve ser composto por um conteúdo objectivo e flexível, para que possa ser ajustado com as necessidades que surgirem no quotidiano escolar.

Alguns aspectos relevantes deste planejamento, segundo Nérici (1978), são: determinar ou reformular o currículo, organizar o calendário escolar, prever diversos tipos de reuniões, prever cooperação na elaboração dos planos de ensino e das normas de verificação e avaliação da aprendizagem, reflectir sobre a vida disciplinar da escola, levantamento da realidade dos alunos e do meio, seleccionar métodos e técnicas de supervisão contextualizadas, dentre outras.

2.2. Acompanhamento

A etapa de acompanhamento o supervisor deve analisar diariamente se todos os planeamentos estão sendo executados com eficiência. Esta etapa propícia que o especialista observe a actuação e o desempenho dos educadores, para posteriormente, orientá-los e coordená-los (RANGEL, 2008:265).

A actividade profissional executada pelo acompanhamento deve ser realizada durante todo o período lectivo. Tal acção permite que o supervisor faça replaneamentos, quando for preciso.

2.3. Controlo

Segundo Medina (2002:163) “A etapa de controle, é aquela fase da actividade da supervisão, em que se efectua uma análise acerca dos resultados obtidos. O intuito desta fase é prevenir desvios, rectificações e alterações buscando atender às necessidades da escola, do professor, do aluno e da comunidade”.

Esta etapa tem como característica avaliar o rendimento escolar, observar a mudança de comportamento dos educandos, tratar e analisar os dados obtidos e recomendar meios para sanar as deficiências levantadas em todo o processo.

3. Funções da Supervisão Escolar

Com o decorrer do tempo, percebe-se que a função do supervisor escolar sofreu diversas mudanças significativas, passando por distintos perfis, tais como o de fiscalizador, controlador espontâneo, inspetor e atualmente, tem-se a visão do supervisor como parceiro e companheiro do trabalho pedagógico. A função primordial é de orientar para a ação educativa abrangente, dentro dos princípios legais e de formação integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com