TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão De Anatomia

Por:   •  30/8/2023  •  Artigo  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 9

REVISÃO DE ANATOMIA

  1. DEFINIÇÃO E DIVISÕES

A anatomia é o estudo da estrutura do corpo de seres vivos. É um campo fundamental da biologia e da medicina e pode ser estudada em vários níveis de organização, desde o nível microscópico até o nível macroscópico. Aqui estão algumas das principais divisões da anatomia:

  1. Anatomia macroscópica ou grossa: Esta é a divisão da anatomia que estuda estruturas que podem ser vistas a olho nu, como órgãos, músculos e ossos. Pode ser subdividida em:
  • Anatomia regional: Estuda sistemas de órgãos em uma determinada região do corpo, como a cabeça, pescoço, tórax, abdômen, pelve e membros.
  • Anatomia sistêmica: Estuda os sistemas de órgãos do corpo como um todo, como o sistema nervoso, sistema circulatório, sistema digestório, sistema respiratório, sistema reprodutor etc.
  1. Anatomia microscópica ou histologia: Esta é a divisão da anatomia que estuda a estrutura dos tecidos no nível microscópico. Isso inclui o estudo de células e tecidos e como eles se organizam para formar órgãos.
  2. Anatomia do desenvolvimento ou embriologia: Esta é a divisão da anatomia que estuda o desenvolvimento do organismo desde o momento da fecundação até o nascimento. Isso inclui o estudo do desenvolvimento embrionário, da formação de tecidos e órgãos e das alterações que ocorrem durante a gravidez.
  3. Anatomia comparada: Esta é a divisão da anatomia que compara a estrutura de diferentes espécies para entender as adaptações evolutivas e as relações filogenéticas.
  4. Anatomia de superfície ou topográfica: Esta é a divisão da anatomia que se concentra na relação entre as estruturas internas do corpo e as marcas de superfície visíveis no corpo. É particularmente importante em procedimentos médicos como a colocação de agulhas, a realização de exames físicos e a localização de pontos de referência para cirurgias.
  5. Anatomia clínica: Esta é a divisão da anatomia que se concentra na aplicação do conhecimento anatômico para a prática clínica. Isso inclui o estudo das variações anatômicas, das relações entre a estrutura e a função e das implicações clínicas das estruturas anatômicas.
  6. Anatomia radiológica: Esta é a divisão da anatomia que se concentra no uso de técnicas de imagem médica, como raios-X, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para visualizar e estudar a estrutura do corpo.
  7. Anatomia funcional: Esta é a divisão da anatomia que estuda a relação entre a estrutura do corpo e sua função.

  1. ABORDAGEM HIERÁRQUICA

O corpo humano pode ser estudado através de uma abordagem hierárquica, em que cada nível de organização é composto por unidades menores, que juntas formam estruturas mais complexas. A divisão hierárquica da organização do corpo humano inclui os seguintes níveis, do mais simples ao mais complexo:

  • Nível Químico: Este é o nível mais básico de organização. Ele inclui átomos, que são as unidades fundamentais da matéria, e moléculas, que são grupos de átomos ligados entre si. Exemplos de moléculas no corpo humano incluem água, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos.
  • Nível Celular: Este nível é composto por células, que são as unidades básicas da vida. Cada célula é uma estrutura viva composta por moléculas e realiza funções específicas no corpo. Exemplos de células no corpo humano incluem células nervosas, células musculares e células sanguíneas.
  • Nível Tecidual: Neste nível, células semelhantes se agrupam para formar tecidos. Existem quatro tipos principais de tecidos no corpo humano: epitelial, conectivo, muscular e nervoso. Cada tipo de tecido tem uma função específica e uma estrutura característica.
  • Nível Orgânico: Neste nível, diferentes tipos de tecidos se combinam para formar órgãos. Órgãos são estruturas especializadas que realizam funções específicas no corpo. Exemplos de órgãos incluem o coração, os pulmões e o fígado.
  • Nível de Sistema de Órgãos: Neste nível, vários órgãos trabalham juntos para realizar funções mais amplas no corpo. Exemplos de sistemas de órgãos incluem o sistema circulatório, o sistema respiratório e o sistema digestório.
  • Nível Organísmico: Este é o nível mais alto de organização e inclui o corpo humano como um todo. O corpo humano é um organismo complexo composto por vários sistemas de órgãos que trabalham juntos para manter a vida.

  1. NÍVEL TECIDUAL

Tecido humano refere-se a uma coleção de células similares que trabalham juntas para realizar uma função específica no corpo. Essas células são frequentemente acompanhadas por substâncias extracelulares que as ajudam em sua função. Existem quatro tipos principais de tecidos no corpo humano, cada um com uma estrutura e função distinta:

  • Tecido Epitelial: Este tecido cobre as superfícies externas e internas do corpo, incluindo a pele, o revestimento dos órgãos e as passagens do corpo. Ele protege o corpo, absorve nutrientes, excreta resíduos e secreta substâncias. O tecido epitelial pode ser classificado com base na forma das células (por exemplo, escamosas, cúbicas, colunares) e no número de camadas de células (simples ou estratificado).
  • Tecido Conjuntivo: Este tecido fornece suporte e proteção ao corpo e conecta diferentes partes do corpo. Ele é composto por células, fibras e uma substância fundamental amorfa. Existem vários tipos de tecido conjuntivo, incluindo tecido conjuntivo propriamente dito (que inclui tecido conjuntivo frouxo e denso), cartilagem, osso e sangue.
  • Tecido Muscular: Este tecido é responsável pelo movimento do corpo. Ele é composto por células especializadas chamadas miócitos, que podem se contrair e relaxar. Existem três tipos de tecido muscular: esquelético (que controla o movimento voluntário), cardíaco (que controla o batimento do coração) e liso (que controla o movimento involuntário de órgãos internos, como o estômago e os intestinos).
  • Tecido Nervoso: Este tecido é responsável pela transmissão de sinais elétricos no corpo. Ele é composto por células chamadas neurônios, que transmitem sinais, e células da glia, que apoiam e protegem os neurônios. O tecido nervoso forma o sistema nervoso, que inclui o cérebro, a medula espinhal e os nervos.

  1. NÍVEL ORGÂNICO

O nível orgânico é um dos níveis de organização do corpo humano no contexto da anatomia. Nesse nível, diferentes tipos de tecidos se combinam para formar órgãos. Cada órgão é uma estrutura anatômica distinta que é composta por dois ou mais tipos de tecidos e tem uma função específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (201.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com