TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revisão Psicologia

Por:   •  7/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

1. Estereótipo é a base cognitiva do preconceito e pode acontecer com gordos, idosos, mulheres e qualquer grupo social. O Preconceito São sentimentos negativos direcionados a grupos ou indivíduos, baseados num julgamento prévio, que é mantido mesmo que os fatos o contradigam.

2. Na negociação não é necessário um terceiro elemento, já na conciliação e na mediação sim. A conciliação se preocupa com um problema pontual e a mediação com problemas futuros e com a paz social.

Unindo os dois paradigmas teóricos, cibernético e sistêmico, podemos chegar ao entendimento de que na mediação são trabalhadas as relações e a comunicação no sistema.

3. Há várias correntes em psicologia: psicanálise, Gestalt, behaviorismo, humanismo. Os psicólogos humanistas enfatizaram o potencial humano e a importância do amor, do sentimento de fazer parte de algo, da auto-estima e da expressão pessoal.

Para o behaviorismo, por exemplo, Watson dizia :"Dai-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um mundo de acordo com minhas especificações em que criá-las e garanto que, tomando uma ao acaso, posso treiná-la para que se torne qualquer tipo de especialista que se escolha : médico, advogado, artista, comerciante-chefe e, sim, até mendigo e ladrão , independente de suas inclinações, tendências, talentos, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais. "

Watson entende que a personalidade de um indivíduo forma-se de acordo com o meio no qual ele está inserido.

4.Na visão do Estatuto, o Estado deve buscar o trabalho com o ambiente familiar, procurando restaurar a autoridade dos pais e garantir a cidadania dos assistidos, articulando os recursos públicos e comunitários.

5.Lembrando que comportamento antissocial é diferente de personalidade antissocial. O comportamento antissocial pode ser encontrado: no indivíduo normal; no indivíduo neurótico; no indivíduo psicótico.

6. Não esquecer que a alienação parental compromete o vínculo da criança com o pai ou mãe.

7 Justiça restaurativa é uma modalidade de mediação já que apresenta ASPECTOS ESSENCIAIS : Anuência das partes ,Disponibilidade psíquica e emocional das partes ;Possibilitar a expressão dos sentimentos e emoções em torno dos danos causados pela infração penal.

8. Lembrar que há vários tipos de violência : estrutural, institucional, psicologia, dentre outras. Os idosos tb estão expostos a violências como

maus tratos ao idoso encontramos os maus tratos físicos. Descreva esta situação e exemplifique sua resposta.

Lesões repetidas pouco justificáveis, queimaduras, feridas, erosões, hematomas, fraturas, etc

Quanto ao idoso, temos vários tipos de violência sendo cometida contra ele. No entanto, apesar desta variedade, encontramos uma violência predominante em sua realização, que é chamada de violência intrafamiliar.

Também há uma espécie de violência econômica no qual os idosos são furtados pelos seus próprios parentes.

9. Freud dividiu a psique em três instãncias: Id, Ego e Superego. O id é o reservatório de energia psíquica em luta constante para satisfação de seus impulsos básicos.

10.No que tange à psicologia ao participar do diálogo inter, multi e transdisciplinar, tem reconstruído as fronteiras de sua identidade, pois, no contato com saberes diversos, revela sua característica: a complexidade epistemológica e metodológica.

11. Lembrar que o psicólogo jurídico não realiza psicoterapia durante o processo jurídico. Na maioria das vezes, o psicólogo faz psicodiagnóstico que incluí entrevistas e métodos projetivos pode ser mais útil para avaliar a capacidade dos pais de lidar com fatores de sobrecarga emocional.E mais, O psicólogo jurídico que atua nas Varas de Família NÃO pode usar técnicas, na Justiça, que ele utiliza quando atende em seu consultório a um caso particular, porque as situações são bem diferentes.

12.Há questões éticas que perpassam a atividade do psicólogo jurídico frente ao judiciário, são temas relativos à ética profissional. O psicólogo da área jurídica deve transcender as solicitações do mundo jurídico. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas, estabelecendo uma relação de complementaridade entre direito e psicologia.

Nos laudos psicológicos dos chamados "menores infratores" das classes populares, encontramos, com frequência, no que diz respeito à análise do grupo familiar, a denominação "família desestruturada". Esta avaliação, que concebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com