TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde é Direito de Todos e Dever do Estado

Por:   •  6/3/2021  •  Ensaio  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiramente, é necessário uma breve explicação sobre o surgimento do SUS histórica e politicamente, sua fundamentação social e jurídica e destacando sua importância como a melhor proposta de política pública de saúde que abrange as necessidades reais de saúde desde o atendimento mais simples até ao mais complexo. E em seguida apresenta-se a explicação dos conceitos de universalidade, equidade e integralidade.

Universalidade: significa que as ações e serviços de saúde é direito de todos os brasileiros e estrangeiros que morem no Brasil. E que antes da criação dos SUS, apenas com carteira assinada tinham esse direito. Não poderia deixar de citar a gratuidade, ou seja, não há necessidade de pagar por esses serviços. Temos com exemplo a distribuição gratuita de medicamentos para diversas doenças crônicas e a Política Nacional de DST/AIDS reconhecida no mundo todo.

Equidade: se relaciona com os conceitos de igualdade e justiça, significa que reconhece as diferentes necessidades de atendimento de saúde ao oferecer mais a quem precisa de mais cuidados e menos a quem precisa de menos cuidados. Um exemplo prático é o atendimento de emergência em hospitais públicos onde a prioridade é definida por critérios médicos de acordo com a gravidade do caso. A equidade também diz respeito às diferenças sociais, culturais e regionais como no caso de atendimento e atenção à saúde de população de rua e de povos indígenas.

Integralidade: além de um princípio é uma bandeira, pois trata-se do comportamento dos profissionais de saúde ao se tornarem específicos em determinadas condições de saúde. O atendimento dever ser integral e não parcial, priorizando atividades preventivas sem prejudicar os serviços assistenciais, curativos. Pelo ponto de vista do usuário do sistema, a ação integral de saúde é o tratamento respeitoso e digno com qualidade e acolhimento. Ou seja, o sistema público de saúde precisa estar preparado para ouvir o usuário a atender suas necessidades para que ele possa ser saudável e ter qualidade de vida. Um exemplo é o Programa de Saúde da Família (PSF), onde as equipes de atendimento devidamente capacitadas fazem acompanhamento ambulatorial por meio de visitas domiciliares para diagnóstico de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Por fim, é necessário pontuar que é fundamental valorizar o SUS ainda mais no momento atual no país e no mundo. A vacinação gratuita e acessível a toda população só é possível porque temos um sistema público de saúde com competência técnica em atendimento e vasta experiência em programas de imunização da população, sempre de acordo com os princípios citados acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com