TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensibilidade cutânea

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 2

Sensibilidade cutânea

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Tem a função de revestir, proteger e passar informações do meio externo para o meio interno do nosso corpo. Atua na defesa e colabora com outros órgãos para o bom funcionamento do organismo, como no controle da temperatura corporal.

A pele é composta por uma grande inervação sensitiva que lhe permite registar uma ampla variedade de estímulos provenientes do exterior e proporcionar informações muito importantes sobre o mundo que nos rodeia. É graças à pele que podemos sentir atritos e pressões, muito delicadas ou mais intensas que nos permitem identificar a forma, a textura e as restantes qualidades palpáveis dos objetos através do nosso sentido tato. A pele nos ajuda, a reconhecer as variações térmicas, o frio e o calor, independentemente destas se manifestarem globalmente em todo o corpo ou em setores bem localizados, podendo também detectar vários tipos de agressões mecânicas, térmicas ou químicas, que gerem estímulos dolorosos

A superfície cutânea é, em toda a sua extensão, uma privilegiada fonte de informação sobre o meio externo mais próximo, já que como a pele é o elemento que está imediatamente em contato com o nosso corpo, fornece informações tão importantes como as dadas por setores mais distantes como a visão ou a audição, sendo por isso que, a pele é, entre outras coisas, um órgão sensorial. A pele desempenha esta função sensorial, graças a uma série de formações nervosas específicas que atuam como receptores e registam os vários estímulos, enviando esta informação sob a forma de impulsos eléctricos através de complexas vias nervosas para o cérebro, onde são interpretados.

Existem 3 tipos de receptores que são os responsáveis por transmitir as informações da superfície cutânea: mecanorreceptores, termorreceptores e nocirreceptores. Cada um tem uma função específica. Os mecanorreceptores nos tranmitem informações como pressão, os termorreceptores, as variações térmicas e nocirreceptores, dor. Nas regiões onde existem pelos, encontra-se um receptor adicional, chamado de terminação nervosa folicular ou peripilosa.

A sensibilidade da pele varia de uma região para outra. Existem locais onde a sensibilidade é maior ou menor.

Para entendermos melhor essa diferencia de sensibilidade vamos definir limiar. O limiar é definido como a intensidade mínima necessária para que um estímulo possa ser percebido.

Existe uma representação, onde podemos ver claramente quais áreas do nosso corpo são mais sensíveis e menos sensíveis. É chamada de homúnculo sensorial de Penfild, em homenagem ao pesquisador que descobriu essa diferenciação das regiões táteis. A língua por exemplo é extremamente sensível, já a costa possui uma sensibilidade muito menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com