TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade Feminismo

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Por que eu preciso do feminismo?

O feminismo surgiu através do conceito de trazer a igualdade das mulheres perante aos homens, buscando diminuir e eliminar o patriarcado, que traz o homem como frente a todos os aspectos da vida, deixando a mulher sempre como segundo plano. E com isso, será que a ideologia feminista realmente se faz necessária na sociedade atual?

A ideia de que os homens são superiores às mulheres perdura na sociedade desde as primeiras civilizações, onde é cultuado um mundo em que os homens possuem mais direitos e liberdade, sendo construído o reconhecimento de que haja um sexo superior e outro inferior. Se não houvesse tal construção social, não teria surgido o movimento feminista, que veio com o objetivo de mudar esse pensamento que a sociedade sempre esteve submersa.

Apesar da mulher já ter conquistado espaço na sociedade atual, ainda existe a estigma do sexo frágil. Para que o homem esteja na posição dominante, sendo líder, forte, racional, chefe da família, entre outros, espera-se que a mulher ocupe o lugar de dominada, tendo que servir ao homem, ser prestativa, sensível, passiva. Essa construção atribuída através dos séculos trouxe diversos estereótipos que perduram até hoje, como a incapacidade da mulher em exercer atividades de exijam força física, de ser sentimental, etc. E por isso, o feminismo veio com a ideologia de não apenas beneficiar as mulheres, mas também tirar o homem dessa pressão social exercida o tempo todo sobre ele, como por exemplo a necessidade de sempre estar num papel de ser superior, de protetor, e a característica de não poder demonstrar sentimentos com frases como “homem não chora”.

O conceito de superioridade masculina também pode gerar mudanças definitivas para uma mulher, como na hora de escolher uma profissão, aceitação em ser rebaixada perante a sociedade, não ter a voz ativa ao lado de um homem, além de pequenas atitudes muitas vezes imperceptíveis no dia a dia, tais como piadas com teor sexista, como “já lavou a louça? ”, falas com discurso no intuito de diminuir ou menosprezar uma mulher, opiniões inapropriadas e não solicitadas sobre vestimentas, entre outros.

Para uma sociedade justa, igualitária e sem esse “inconsciente” machista, é necessário defender uma causa e apoiar a ideia de que não existe um ser humano superior ou inferior ao outro pelo simples fato da existência de um pênis ou uma vagina, e sim perceber que tudo isso não passa de uma noção arcaica alimentada desde a antiguidade. O feminismo defende que cada mulher é livre para escolher estar aonde quiser, seja trabalhando fora, como dona de casa, com filhos ou sem filhos, casada ou solteira, sem que as mesmas sejam julgadas por essas escolhas. E com isso os movimentos feministas não surgiram no intuito de prejudicar ou diminuir alguém, pelo contrário, se faz extremamente necessário para tornar a sociedade justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com