TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade na Senilidade

Por:   •  11/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.477 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Resumo        1

Introdução        2

1 Comportamento e Atividade Sexual dos Idosos        3

1.1 Mudanças Fisiológicas na Atividade Sexual ao Envelhecer        3

1.2 A Mulher Idosa e a Atividade Sexual        4

1.3 O Homem Idoso e a Atividade Sexual        4

1.4 Menopausa e Andropausa        5

Considerações Finais        6

Referências bibliográficas        6


A SEXUALIDADE NA SENILIDADE

RESUMO

A sexualidade é um assunto delicado e difícil para os idosos de falar a vontade em uma consulta, porém é evidente que este problema deixem-os preocupados na maioria dos casos. Manter relações sexuais na terceira idade pode trazer grande prazer, mas os problemas sexuais podem ser fonte de grande angústia importante.

É preocupante os tabus e idéias sobre a sexualidade para os idosos. A falta de preparo dos profissionais em comentar este com os idosos que os procuram. Buscar as metas para a melhor forma de atender os idosos com problemas na sexualidade, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. O empenho e a força de vontade dos profissionais em falarem na sexualidade como um assunto indispensável para os idosos. Pois encontramos vários problemas quando nos tornamos idosos. Não vamos ser preconceituosos, vamos ter ação, fazer mudança, tratar o idoso de forma atenta e vê-los como um todo. Porque é nesta base que encontramos recursos para o atendimento.

A enfermagem tem plena capacidade de trabalhar este assunto, fazendo um bem enorme para os pacientes idosos ouvindo-os, aconselhando-os a se motivarem para terem uma vida saudável, seja se expressando através da sexualidade, gostando mais de si próprio. A busca em se encontrar é a maneira de viver a sexualidade sem ter medo de ter prazer, acreditar que a idade não é empecilho para o prazer de saber amar alguém como um todo e alcançar a qualidade de vida esperada na terceira idade.

Dar prazer, receber prazer, o idoso precisa disto, é possível e não é nojento e asqueroso, é aceitável e forma completa total, sem preconceito, sem medo de ser feliz. Os profissionais estão, na maioria, procurando debater este assunto que ajudará no entendimento de todas as pessoas que são sexualmente ativas e sabem que a sexualidade é importante. O carinho, o afeto, também fazem parte da sexualidade. Amando e sendo felizes é o melhor para todos.

ABSTRACT

The sexuality is a delicate and difficult subject for the seniors of speaking the will in a consultation, however it is evident that this problem leaves them concerned in most of the cases. To maintain sexual relationships in the third age can bring great pleasure, but the sexual problems can be source of great important anguish.

It is preoccupying the taboos and ideas about the sexuality for the seniors. The lack of the professionals' preparation in commenting this with the seniors that seek them. To look for the goals for the best form of assisting the seniors with problems in the sexuality, improving the quality of those people's life. The pledge and the professionals' willpower in they speak in the sexuality as an indispensable subject for the seniors. Because we found several problems when we became senior.


We won't be preconceituosos, we will have action, to do change, to treat the senior in an attentive way and to see them as a completely. Because it is in this base that we found resources for the attendance.

The nursing has full capacity to work this subject, making a very enormous one for the senior patients hearing them, advising them the if they motivate for us to have a healthy life, be if expressing through the sexuality, liking itself more own. The search in meeting is the way to live the sexuality without having fear of having pleasure, to believe that the age is not difficulty for the pleasure of knowing to love somebody as a whole and to reach the quality of expected life in the third age.

To give pleasure, to receive pleasure, the senior needs this, it is possible and it is not disgusting and disgusting, it is acceptable and it forms it completes total, without prejudice, without fear of being happy. The professionals are, in most, trying this subject that will help in all the people's understanding that you/they are sexually active to discuss and they know that the sexuality is important. The affection, the affection, they are also part of the sexuality. Loving and being happy is the best for all.

INTRODUÇÃO

A sexualidade é expressa em aspectos históricos e culturais. Nos últimos tempos alguns “tabus” foram quebrados em relação a sexualidade, porém para os idosos existem barreiras e preconceitos em relação a sexualidade.

Educação dos idosos apresenta uma grande dificuldade quando o assunto é sexualidade. Podemos encontrar idosos que apresentam vergonha de terem pensamentos que envolvam sexo. Mesmo com toda mudança de conceitos que passamos, os jovens sentem constrangimentos em falar em sexualidade com seus parentes idosos. O idoso, com receio de sofrer preconceito, geralmente também se cala.

O mundo hoje está direcionado a popularizar a imagem jovial, fazendo com que os padrões de beleza estejam ligados à juventude. O idoso, em frente a todos estes padrões, se torna discriminado pelos devidos indivíduos da sociedade em que ele reside.

Para Monteiro (1998), a sexualidade articula-se a fatores hormonais, emocionais e sócio-culturais, de um modo pessoal e singular, da mesma forma que é tecida a história da subjetividade e vida. Ele se estende da função do prazer à função de procriação. É uma função vital que permeia a vida, da infância à velhice, instala-se junto a uma série de tabus.

É importante falar sobre sexualidade, principalmente na fase da velhice, onde passamos por várias reflexões trazendo lembranças de momentos bons, junto com alguém que gostamos, e se estivermos com a pessoa amada manteremos um relacionamento saudável para ficarmos com saúde, felizes e realizados.


1 COMPORTAMENTO E ATIVIDADE SEXUAL DOS IDOSOS

Os estudos sobre comportamento e atividade sexual são conduzidos com dificuldades, tanto para recrutar voluntários idosos, como para obter informações confiáveis. Falar sobre sexualidade é difícil em qualquer idade e não é diferente com os idosos, mesmo que seja para prestar informações para pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com