TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sexualidade na adolescência é algo importante e necessário

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Falar sobre sexualidade na adolescência é algo importante e necessário, pois essa fase se caracteriza por ser um período de intensas transformações físicas, psicológicas, sociais e cognitivas que acabam por gerar diversas dúvidas e inquietações. É muito comum nesse período que haja uma separação progressiva dos pais e o fortalecimento da opinião do grupo, dos pares (ABERASTURY, ANO), o que pode geralmente levar o jovem a discutir as questões relacionadas à sexualidade com os seus próprios colegas, que também estão em um momento de buscas, dúvidas e descobertas.

Faz-se necessário, nesse sentido, que profissionais da saúde e da educação, aproximem-se desse sujeitos, no sentido de dar a eles apoio e informação. Na realidade, falar sobre sexo deveria ser algo mais presente não apenas nos serviços de saúde, mas também nas escolas, na família, no grupo de amigos e meios de comunicação sociais.

“falar da sexualidade é falar da própria história, das emoções, das relações com outras pessoas, dos costumes e dos desejos, por isso, muitas vezes é um tema bastante mobilizador. Parece fácil, mas, para muita gente, incluindo profissionais da área da saúde, ainda é complicado aceitar o exercício da sexualidade dos adolescentes e jovens como algo natural e isso acaba sendo um dos principais obstáculos à implantação de políticas e programas para esse público” (Brasil, 2013, pag. 71)

Se houvessem espaços instituídos, mais contínuos e regulares, por exemplo, na saúde, que facilitasse o diálogo entre equipe e adolescentes, possivelmente, os números de adolescentes grávidas seriam significativamente menores. Só em 2018 (até março), trazer indicadores de gravidez na adolescência, o número de jovens ,de x até x idade, infectados por HIV, em 2017, foram xx. Esses indicadores mostram que é preciso pensar em mais estratégias na saúde e na educação, voltadas para essa população.

Desse modo, pensando nessas necessidades de saúde do território, que a Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) pensou em desenvolver oficinas nas escolas vinculadas ao PSE, para promover a discussão sobre sexualidade junto ao público jovem, a fim de orientar, tirar dúvidas, conscientizar e desmistificar questões relacionadas ao sexo/sexualidade, aproveitando o mês de junho, que além desse ser um mês de muitas festividades, terá também o Dia dos namorados. È também nosso objetivo trabalhar de forma contínua com os profissionais de saúde da Atenção Básica e com os coordenadores pedagógicos da rede municipal de educação, com o intuito de capacitá-los nessa discussão, a qual muitos deles já revelaram necessitarem de mais qualificação. A proposta dessas oficinas é realizar educação permanente com as equipes, para que de maneira vivencial, a partir de suas experimentações, eles possam discutir esses tema com os adolescentes do seu território.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

- Sensibilizar os adolescentes para temas relacionados à prevenção de IST/HIV/Aids, gravidez não planejada, uso correto dos métodos contraceptivos e identidade de gênero, em alusão ao dia dos namorados.

- Instrumentalizar profissionais da saúde e coordenadores pedagógicos para práticas que facilitem a discussão sobre sexualidade com adolescentes, no seu território adstrito.

Objetivos Específicos

- Diminuir os índices de gravidez em adolescentes através de uma maior adesão ao planejamento reprodutivo disponibilizado na USF;

- Difundir o conceito e o respeito à diversidade sexual na comunidade estudantil;

- Incentivar os estudantes a se tornarem promotores da sua própria saúde;

- Auxiliar as equipes de saúde e educação para trabalhar com temas relacionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com