TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Série 13 Reasons Why

Por:   •  22/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

CORPO E CYBERBULLYING

A série 13 Reasons Why conta a história de Hannah Baker, adolescente que cometeu suicídio, no início o personagem Clay recebe uma caixa contendo 7 fitas com lados A e B, que contam os 13 porquês de Hannah ter cometido suicídio.

O primeiro porquê se chama Justin, atleta, um cara popular e bonito com quem Hannah está saindo, e como toda adolescente, apesar de estar em uma fase mais final de sua adolescência, é uma menina doce, inocente. Justin reforça isso nela, lhe cativando e lhe conquistando cada vez mais, e em um de seus momentos a sós ele acaba se aproveitando das fragilidades de Hannah e do vínculo criado com ela.

Na cena do primeiro beijo de Hannah, ela está no parque com Justin e num momento de brincadeira entre os dois, ao descer de um escorregador em que ela está de vestido, ele tira fotos íntimas de Hannah sem que ela veja, e em seguida a beija. Após isso, na escola, Hannah chega ainda extasiada pelo beijo da noite anterior, e se depara com a situação constrangedora de ter fotos íntimas suas nos celulares de toda a escola. Justin mostra para seus amigos as fotos de Hannah no intuito de se promover entre os amigos como o “garanhão”, e Bryce, seu amigo, pega seu celular e envia para todos.  

A partir daí, Hannah é vista como uma garota vulgar na escola, passa a ser alvo de ataques frequentes e nesse momento percebe-se a desconstrução da personagem, onde ela perde parte da sua fortaleza mostrada no início ficando muito fragilizada diante da situação.

No terceiro episódio da série, a mãe de Hannah vai a escola para saber sobre como ela era lá e acaba descobrindo na parede do banheiro que existem vários nomes de meninas escritos e muitos insultos juntos a eles, ela tira fotos para anexar ao processo. No decorrer do episódio a lista das melhores aparece, onde Hannah ganha o título de melhor bunda, e todos da escola a atacam e ficam olhando pra ela de forma estranha e mais uma vez ela é a vulgar da escola. Isso levou os rapazes a ter vontade e se acharem no direito de assediá-la por isso, até que Bryce aperta a bunda de Hannah, humilhando-a.

Na adolescência, situações como as que Hannah passou são comuns nas escolas, isso faz com que muitos adolescentes cheguem a cometer suicídio como ela fez. Por ser uma fase onde os sentimentos estão a flor da pele, e tudo parece ser mais intenso do que realmente é, o período é marcado pela entrada em uma nova realidade e é onde tomamos consciência disso, e o bullying e/ou o cyberbullying – muito comum na atualidade, por causa do surgimento das novas tecnologias - pode ser o pontapé final para o suicídio. Segundo Erikson (1972):

 Em termos psicológicos, a formação da identidade emprega um processo de reflexão e observação simultâneas, um processo que ocorre em todos os níveis do funcionamento mental, pelo qual o indivíduo se julga a si próprio à luz daquilo que percebe ser a maneira como os outros o julgam, em comparação com eles próprios e com uma tipologia que é significativa para eles; enquanto que ele julga a maneira como eles o julgam, à luz do modo como se percebe a si próprio em comparação com os demais e com os tipos que se tornaram importantes para ele. (p.21)

Na série, Hannah está a todo momento tentando construir a sua identidade, e tenta se encaixar grupos, procurando ter amigos, e ser aceita por ser quem ela é e não só um corpo. Mas Hannah sempre é alvo de ataques na série.

O cyberbullying é entendido como uma forma de comportamento agressivo que ocorre através dos meios eletrônicos de interação (computadores, celulares, sites de relacionamento virtual), sendo realizado de maneira intencional por uma pessoa ou grupo contra alguém em situação desigual de poder e, ainda, com dificuldade em se defender. Os estudos disponíveis até o presente momento destacam que o cyberbullying é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, depressão, ideação suicida, abuso de substâncias psicoativas, dentre outras situações potencialmente danosas ao desenvolvimento. (WENDT, 2012, p. 13)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (714.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com