TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Why Collaborate? Issue-Linkage and International Regimes

Por:   •  10/5/2019  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS V

CENTRO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS (CCBSA)

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DISCIPLINA: PROCESSOS DE REINTEGRAÇÃO REGIONAL

PROF.: MURILO MESQUITA

ALUNA.: TEREZA RACHEL DE P.S. ANDRADE - 152520368

FICHAMENTO

HAAS, Ernst B. Why Collaborate? Issue-Linkage and International Regimes. In: World Politics.

Porque estudar Regimes? É a pergunta inicial que Haas inicia seu artigo. Para  ele, podemos considerar um regime como normas, regras e procedimentos acordados para regular uma área específica. A importância dos regimes se dá em um mundo mais globalizado, pois é visível o aumento de canais de comunicação descentralizados, menor tendência para uso da força, economias mais entrelaçadas e um crescente número de atores não governamentais; seu objetivo é o de tornar mais efetivo e organizado a capacidade do regime de agir em determinada tarefa estabelecida. Haas também explora as relações entre os típos de interdependencia, questões e o carecimento por colaboração. As colaborações tornam-se conflituosas somente quando as partes começam a discordar sobre a distribuição dos benefícios a serem obtidos. Existe a necessidade de regular sua interdependência se desejam continuar a colaboração apesar dos conflitos.

Os regimes são apontados como um “ingrediente” importante para a melhoria no processo de gerenciamento de problemas/questões. Além de criar conhecimento consensual, que pode ser entendido como, a soma de informações técnicas e teorias sobre aquela informação que comanda o consenso de atores interessados em um tempo determinado, servindo como um guia para atingir fins sociais.

“Knowledge  is  the  sum  of technical  information  and of  theories  about that information  which commands  sufficient  consensus  at  a  given  time  among  interested  actors  to  serve as  a  guide  to  public policy  designed  to achieve  some social goal.” (HAAS, World Politics, 1980, pg. 367-368).

Partindo para outro assunto, Haas fala sobre negociações, ele explica que negociações específicas sobre certos temas, existem um alto grau de certeza sobre a eficácia da solução imediata; os benefícios podem ser calculados de forma bastante confiável, desde que a base de conhecimento existente permaneça inalterada. Todas as outras coisas sendo iguais, quanto mais limitado o alcance das questões a serem negociadas, maior será o grau de certeza sobre a solução eficiente. Um exemplo são os especialistas da pesca que aderiram o princípio do "maximum sustainable yield”.

Redefinindo objetivos: os objetivos dos governos, nos tempos modernos, mudam porque novos grupos, partidos, opiniões e demandas entram na arena política nacional rapidamente e em grande número, refletindo o processo de aceleração da mobilização social. Haas explica que os objetivos e os regimes podem ser combinados, ele mostra uma tabela para exemplificar que a criação  de  regimes depender  de  uma  união de  fatores  que  envolvem  o  estilo  cognitivo  dos  experts de  cada  país  no  tema  específico  do  regime,  podendo  ser  mais  consensual  ou  menos,  em  relação  aos  objetivos  do  país  com  aquele  regime,  podendo  ser  específico  ou  interconectado.  Esse pensamento se interliga com um dos últimos assuntos abordados, os tipos de regime, essa tal tipologia de pensamento vai  criar  um  tipo  específico  de  intenção  que  junto  com  os  elementos  que  constituem um regime,  tipo  de  ação,  compartilhamento de  informação   e   criação   de   conhecimento,  originam   um   dos   cinco   tipos   de  regimes/estágios  estabelecidos  pelo  autor, que apresenta uma outra tabela para exemplificar a estrutura  comum,  instalação  conjunta, política comum e política única. A melhor coisa que pode ser absorvida de uma discussão “ideal-typical” de regimes é fazer as pessoas pararem e raciocinarem, pensarem, sobre o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com