TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEATRO E PSICOLOGIA

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo tem como objetivo analisar a peça Os Setes Gatinhos do dramaturgo Nelson Rodrigues a luz de elementos da Psicologia. Uma análise do contexto socio-histórico da obra frisando o teor psicológico dos personagens que vivem no âmbito familiar, apoiando-nos nas explicações teóricas de abordagens e métodos da psicologia. A partir do comportamento dos personagens e suas crenças e possível explorar quais processos psicológicos estão  por detrás de determinadas ações.

As peças de teatro e a psicologia possuem algo muito em comum, ambos tratam do mesmo tema: o comportamento humano. As peças de teatro imitam a vida e a psicologia tem a vida como um de seus objetos de estudo. Em suas articulações vemos a psicologia utilizando destes recursos em suas diversas áreas de atuação, inclusive de maneira sistematizada como podemos observar no caso do psicodrama, na atuação da área clínica.

Este presente trabalho tem como objetivo a expressão artística e cultural, e, debruçando-se sobre o tema, estabelecer o diálogo entre teatro e psicologia, visando ainda que de forma introdutória, analisar a função deste e esboçar um confronto com os mecanismos do processo de construção de personagem, a partir de constructos teóricos da psicologia.

Em uma peça teatral são diferentes os caminhos que se podem levar a construção da personagem. A psicologia, como uma ciência que estuda o comportamento humano, traz em si subsídios esclarecedores para a construção do ator, podendo cada linha teórica contribuir com seus fundamentos para um objetivo específico desse processo.

Dentro do vasto campo de práticas que a psicologia oferece, a abordagem cognitivo comportamental que estuda o comportamento do individuou através das suas crenças e um dos meios que se pode utilizar para a compreensão dos personagens e seus comportamentos dentro das obras Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com