TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSIÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO PARA A FACULDADE

Por:   •  16/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO DE PSICOLOGIA

A TRANSIÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO PARA A FACULDADE

SÃO LUÍS

2018

FACULDADE PITÁGORAS

ANDRESSA SOARES SOUSA

GEOVANA CHRISTIA DOS SANTOS FERREIRA

LORENA DOS SANTOS SANTOS

LÚCIA RAKEL OLIVEIRA TAVARES

MARIA GABRYELLE CALDAS RODRIGUES

PAULA MAYRA COSTA DOS SANTOS

SARA EMANUELLE DE MELO RIBEIRO

A TRANSIÇÃO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO PARA A FACULDADE

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Pitágoras, como atividade para disciplina de Metodologia de Pesquisa em Psicologia.

Orientadora: Prof. Dr. Patrícia da Silva

SÃO LUÍS

        2018

TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A FACULDADE

               Com a conclusão do Ensino Médio para a faculdade, surgem muitas oportunidades e decisões. O aluno tem muitas decisões importantes a fazer, se veem muito inseguros, sem saber bem o que fazer, até mesmo querendo voltar a mesma rotina das aulas.

             Porém, o bom é que eles têm muitas opções e oportunidades para escolher. A maior opção para quem sai do ensino médio é inscrever-se no vestibular para assim, ser classificado à uma faculdade. Mas precisa-se de organização: saber como são as provas, decidir seu curso com consciência, estudar de forma adequada, para assim não haver arrependimento da parte do mesmo. Também têm as oportunidades surgidas todos os anos, como o Enem. E assim, poder tentar uma bolsa em uma faculdade privada.

             Como pra muitas pessoas que saem do ensino médio, as dificuldades de se adaptar são mútuas, pois a universidade não é apenas um lugar onde você vai estudar e passar por dificuldades, e sim um lugar onde você começa a questionar coisas e descobrir mais sobre o curso escolhido. No ensino médio você descobre quem você é, na universidade, você descobre por que você é e quem você é. Sabemos que é difícil sair do ensino médio e encarar uma carreira acadêmica, pois muitos jovens não tiveram ensinos adequados, meche muito com o psicológico do aluno, pois são muitas tarefas a fazer em uma faculdade e uma grande cobrança.

           Muitos jovens tentam da melhor forma possível alguns métodos para o melhor convívio, alguns tentam grupos de estudo, mais proximidade com os professores e tudo isso para melhor entender os processos na faculdade nos dia-a-dia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ______________________________________________________5

- DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

- OBJETO DE INVESTIGAÇÃO

- JUSTIFICATIVA

- HIPÓTESE

- APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO

- OBJETIVOS

- OBJETIVOS GERAIS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2 REFERENCIAL TEÓRICO ______________________________________________7-8

3 METODOLOGIA _____________________________________________________9-10

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ______________________________________________11

5 CRONOGRAMA _______________________________________________________ 12

REFERÊNCIAS __________________________________________________________13

INTRODUÇÃO

          Os últimos anos da vida escolar são marcados por momentos de confronto pessoal. A mudança de mentalidade começa a ser trabalhada, uma vez que há a tomada de consciência de um futuro próximo. Os jovens em sua maioria tendem a pensar mais no futuro, já que estão próximos de adentrar a vida a vida universitária. Assim, muitos não sabem o que esperar da vida acadêmica, visto que esses tem como prioridade a aprovação em um vestibular e a escolha profissional. Ademais, ainda que a escola repasse conteúdos de fundamental importância para a vida desses alunos existe um espaço a ser preenchido uma vez que as instituições escola e faculdade possuem objetivos distintos.

               Dessa forma, o processo de transição do ensino médio para a vida universitária torna-se marcado por uma série de conflitos e mudanças. O aluno chega muitas vezes despreparado e sem conhecimento do funcionamento e metodologia da faculdade, já que se trata de uma fase nova, dando início a um processo de adaptação. Logo, é necessário que esse se adeque a nova realidade tornando-se cada vez mais independente, enfrentando situações desafiadoras e estando sempre disposto a aprender.

5

DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

           Ao decorrer da vida é comum identificar períodos de transição. A entrada de alunos que acabaram de sair do ensino médio, na universidade é um exemplo desses. Assim, é iniciado um novo processo de adaptação, no qual esses jovens devem ser moldados e vivenciar novas mudanças, com o objetivo de estabelecer-se de maneira adequada na faculdade. Desse modo, desafios serão enfrentados. Quais as consequências desse processo no cotidiano e futuro desses jovens?

OBJETO DE INVESTIGAÇÃO

         A perspectiva de 5 a 8 alunos que estejam no primeiro período de Psicologia na Faculdade Pitágoras Turu vespertino em São Luís/MA

JUSTIFICATIVA

O presente estudo tem como objetivo investigar as experiências e preocupações de muitos alunos recém-saídos do ensino médio que estão adentrando a faculdade. Com base na ausência dos ritos de passagem para a vida adulta, este estudo analisou a visão de alunos em situação de transição. Hoje em dia vemos a grande passagem de jovens que saem do ensino médio para encarar a realidade de uma faculdade.

Consequentemente, muitos não estão adaptados com outras formas de estudos, trabalhos e pressão. Sabemos também que nem sempre há um acolhimento adequado dentro das enormes faculdades, bem como não há grandes explicações por meio da escola do que é esperado e como funciona a vida universitária. Assim muitos saem de lá com uma mentalidade totalmente diferente de como realmente é a vida acadêmica e por vezes acabam cedendo a pressões e frustrados.

6

HIPÓTESE

          O aluno em processo de transição passa por uma serie de novas adaptações, que muita das vezes é extremamente rígida. Contudo, apesar do cotidiano puxado e da carga de auto cobrança para corresponder a exigências por vezes desconhecidas, esse tende a tornar-se cada vez mais preparado para o futuro.

  OBJETIVO GERAL

        Essa pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da educação brasileira, visando a mudança da educação de nível médio para o ensino superior. Numa tentativa de identificar possíveis bloqueios e detectar os problemas cruciais.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar as mudanças comportamentais

  • Analisar os fatores que influenciaram na adaptação do aluno

         7

REFERENCIAL TEÓRICO

           Essa investigação se caracteriza pela “própria prática”. De fato, o que motivou o grupo para o desenvolvimento deste estudo foi a observação das dificuldades apresentadas por alunos no curso de Psicologia e suas consequências no processo de ensino – aprendizagem.

            “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”

                                        - Kant, Immanuel

         Geralmente, uma parte significativa da vida dos adolescentes gira em torno da escola, pois é nesta que passam a maior parte do tempo. preparo dos alunos para o vestibular do que para a universidade em si.

          Sendo assim, quando o adolescente se vê nesse novo ambiente acadêmico, ele se depara com situações na qual ele não estava preparado.

            Esse novo espaço pode ligar-se diretamente ou indiretamente com mudanças de comportamento que podem ou não acontecer.

                                                                       

                                                                          “Não é o mais forte que sobrevive,

                                                                       Nem o mais inteligente, mas o que melhor se

                                                                                        adapta as mudanças”

                                                                                    (Darwin, Charles Robert)

       

     Na visão de A. Charles Catania (199, p.27):

   [...] Nosso objetivo é examinar algumas propriedades do comportamento. Embora os fenômenos do comportamento, às vezes, compartilhem nomes em comum, eles são variados, de modo que pode ser melhor considerar alguns exemplos do que tentar elaborar definições. [...] Quando observamos um organismo, vemos propriedade de seu ambiente e propriedades de seu comportamento. 

 

     Assim, devemos saber que um indivíduo tem seu histórico de vida, baseado em momentos, lembranças, entre outros fatores que compõe o histórico dele.

   A aprendizagem com outros é especialmente importante    no comportamento humano. Uma parcela muito substancial do que qualquer um de nós sabe é o que aprendemos com os outros [...]

                                      (Catania, 1999, p.236)

   

                                                                                                                                         8

  Sabendo que a fase de transição do ensino médio para o ensino superior é uma etapa com diversos obstáculos a serem ultrapassados, e um desses fatores foi discutido por Papalia e Feldman (apud Eecles al ., 2003).

   Apesar da maior flexibilidade nas metas de carreira nos dias de hoje, o gênero – e os estereótipos de gênero – ainda influenciam a escolha da profissão.

METODOLOGIA

 

         A pesquisa feita nesse trabalho pode ser considerada como aplicada. Isto porque ela acessa e gera conhecimento para aplicação prática a um propósito específico.

         Quanto à metodologia desse trabalho, faz a escolha pelo método descritivo. Essa optação se explica porque o método escolhido leva em conta os aspectos de formulação das perguntas que direcionam a pesquisa.

         Esse trabalho se realizará por meio de observação direta, porque observamos o fenômeno no próprio local onde ocorre essa pesquisa, que utilizará um questionário com intuito de analisar e esclarecer dificuldades.

9

Qual a sua idade? Sua família é daqui da cidade? Com quem você mora aqui?

Tenho 17 anos, sim, minha família é da cidade. Moro com minha mãe minha prima e meus avós.

Como foi a sua escolha de curso e a entrada da universidade?

A escolha não foi tão difícil, mas entrar na faculdade foi confuso, talvez eu devesse ter esperado.

Como você descreveria esse seu primeiro ano na universidade? O que mais marcou você?

Foi bom. O que mais marcou foi o conhecimento de novas pessoas e saber que o curso é bem mais do que eu tinha em mente.

Quais foram as maiores dificuldades que você se deparou esse ano, dentro e fora da universidade? Como lidou com elas?

Ficar longe de pessoas que eu convivia e a diferença entre a escola e a faculdade que é tremenda.

Quando você tem dificuldades sobre a faculdade ou dúvidas sobre sua carreira, com quem você pode contar?

Com os professores, devido sua maior experiência.

Quando você tem alguma dificuldade pessoal, a quem você recorre primeiro?

A minha melhor amiga

Você percebe alguma mudança em ti em termos da tua maneira de pensar e agir ao longo desse ano? Que tipo de mudança? Como isso aconteceu?

Sim, descobri que sou mais independente do que eu pensava e que eu sei fazer muita coisa sozinha.

Tu achas que a universidade poderia ajudar os estudantes nessa transição para a universidade? De que modo?

Acho que as universidades deveriam ir nas escolas, ou as próprias escolas fazerem mais atividades e aulas ou até palestras para ajudar os alunos a não ficarem tão perdidos com a diferença na rotina da universidade.

                                                                                                      10

CONSIDERAÇÕES FINAIS

            O presente projeto discorre mesmo que de maneira não muito aprofundada do processo de transição do aluno que sai do ensino médio em direção a faculdade. Em que, foi possível observar através de entrevistas e pesquisas que não se trata apenas de um processo de adaptação marcado pela passagem de um grau de ensino para outro. Mas que esse faz parte e é comum da transição da adolescência para a vida adulta.

         Dessa forma, apesar de um grande impacto inicial vivenciado pelos jovens, a maioria das vezes desconfortável devido a falta de preparação do mesmo para cobranças realizadas pela universidade, uma vez disposto a enfrentar o processo, consequências positivas surgem. Mudanças necessárias não só para a vida acadêmica, como para a vida adulta são presenciadas como uma maior autonomia e independência do aluno. Assim como a mudança de postura e senso de responsabilidade.

           Por outro lado, tais mudanças não são fáceis para a maioria dos alunos. Devido a empolgação e expectativas criadas em relação ao ambiente universitário, muitos apresentam frustrações ao se deparar com metodologias desconhecidas, formas de trabalho e cobranças elevadas, e em alguns casos sem o devido suporte. Com isso, é comum o período de insegurança e ansiedade.

             Contudo, essa pesquisa busca contribuir para observação de mudanças comportamentais, desafios e para identificação de possíveis falhas de ensino que possam vir a dificultar cada vez mais esse processo.

11

CRONOGRAMA

ATIVIDADES

MARÇO

2018

ABRIL

2018

MAIO

2018

JUNHO

2018

Levantamento bibliográfico

       

            X

       X

Redação, digitação e normatização do artigo

       X

Entrega do artigo

           

 

         X

                                                                                                                                           12

                                                                                                                                           

REFERÊNCIAS

Desenvolvimento Humano/ Diane E. Papalia, Ruth Duskin Feldman, com Gabriela Martorell, 2013, 12ª edição.

Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição / A. Charles Catania, 1999, 4ª edição.

www.portaleducação.com.br

www.webartigos.com

www.pepsic.bvsalud.org

www.guiadamonografia.com.br

                                                                                                                

13

                                                                                                                                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com