TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria de Jhon Bowlby

Por:   •  19/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria do Apego – Jhon Bowlby

  1. O que é apego ?

R: Segundo Bowlby, apego é uma ligação recíproca e duradoura entre bebê e seu cuidador, cada um deles contribuindo para a qualidade do relacionamento.

 

  1. Quais os tipos de apego ?

R: Bowlby cita dois tipos de apego, sem o apego seguro e o apego inseguro. O apego seguro é quando a mãe/cuidador responde de forma sensível e reconfortante ás solicitações do bebê, fazendo com que continue á procurá-la quano estiver aflito. Já o apego inseguro é quando á mãe/cuidador não está disponível, ou está disponível de forma errática, insensível ou até mesmo rejeita quando o bebê solicita o contato, isso faz com que o bebê aprenda a não procurar o contato quando está perturbado, e isso acaba gerando mais dois tipos de apego, os apegos evitativos e o resistente.

  1. Quais as consequências do apego inseguro para o desenvolvimento social?

R: O apego inseguro pode causar algumas dificuldades no desenvolvimento social, tanto na infância quanto na adolêscencia, tais como: empatia, competência social, problemas de relacionamento e dificuldade de relacionamento.

  1. Que fatores interferem no desenvolvimento da relação de apego?

R: Fatores ambientais e pessoais, tais como a depressão materna, relação violenta com o conjuguê e condições caóticas de vida.

  1. Qual o objetivo da implementação de programas de prevenção baseadas no apego defendida no texto? Qual a sua opnião?

R: O objetivo dos programas era aumentar a sensibilidade parental. Esses tipos de programas são bons para que a mãe/ cuidador e toda a família fique mais próximos de seus bebês/ crianças adotadas, com isso criando um tipo de vínculo, fazendo com que sempre o bebê procure a mãe/ cuidador quando estiver aflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com