TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria dos Fatores Terapêuticos de Irvian Yalom

Por:   •  27/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 3

 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DOS GRUPOS II

ALUNAS: CAROLINA BERTOLIN, CAROLINE MEDEIROS,

GIULIA GRANDI E ISABELLA RENNER

PROPOSTA DE ATIVIDADE DE REVISÃO SOBRE

A TEORIA DOS FATORES TERAPÊUTICOS DE IRVIN YALOM

      A proposta do grupo para trabalhar o conteúdo referente aos fatores terapêuticos de Irvin Yalom, consiste em uma atividade didática que objetiva relacionar os conceitos do autor às suas descrições. Cada colega receberá uma folha contendo duas colunas: uma delas com os conceitos numerados de 1 à 11 e a outra contendo as descrições desses conceitos, com um campo a ser preenchido com o número do fator terapêutico correspondente. Em seguida, faremos a correção da folha com a turma, utilizando como ferramenta uma breve apresentação de slides com palavras-chave.

     Para Irvin Yalom, existem 11 fatores terapêuticos que são interdependentes e não podem ocorrer separadamente. Eles atuam em diferentes áreas, como cognição, mudança comportamental e emoção. São eles:

1. Instilação de esperança

A esperança em si é um fator de extrema importância para a psicoterapia. Estudos apontam que pacientes que tenham uma grande expectativa para a melhora, tendem a apresentar um resultado positivo. Yalom acredita que o poder das expectativas estende-se para além da imaginação.

2. Universalidade

Normalmente o paciente acredita que está sozinho por não saber que outras pessoas possam ter experiências parecidas, e ao ouvir os outros participantes da terapia em grupo compartilharem problemas semelhantes, se sentem mais aceitos e mais humanos.

3. Compartilhamento de informações

Instrução didática sobre a saúde mental, doenças mentais e a psicodinâmica fornecida pelos terapeutas. Aconselhamento, orientação ou sugestões tanto do terapeuta quanto dos membros do grupo.

4. Altruísmo

A terapia em grupo é a única em que os pacientes podem ajudar uns aos outros. Através desse fator, os pacientes podem demonstrar apoio aos demais.

5. Recapitulação corretiva do grupo familiar primário

O grupo de terapia se parece com uma família em muitos aspectos: existem figuras de autoridade/parentais, figuras de irmãos/fraternas, revelações pessoais profundas, emoções fortes e uma intimidade profunda, bem como sentimentos hostis e competitivos.

6. Desenvolvimento de técnicas de socialização

Muitas vezes é usado jogos e trocas de papéis para ajudar o paciente a desenvolver habilidades sociais.

7. Comportamento imitativo

O processo de imitação é difuso. Os pacientes podem modelar-se a partir de outros pacientes do grupo ou do próprio terapeuta. Durante a terapia em grupo, os pacientes com problemas similares se beneficiam. Por exemplo, o tímido observa o extrovertido.

8. Aprendizagem interpessoal

É uma tarefa do coordenador incentivar o desenvolvimento da habilidade de aproveitar as funções do grupo e as relações interpessoais que ocorrem nele.

9. Coesão grupal

O momento em que os membros se sentem pertencentes ao grupo.Importante devido o compartilhamento afetivo do mundo interior do indivíduo e aceitação dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com