TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VULNERABILIDADE SOCIAL E POLÍTICAS PUBLICAM

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

ARJUNUYRA NASCIMENTO FURTADO

LEONICE LOPES VIEGAS

IVANIZI SOUZA SOARES SILVA

ALUNO C

ALUNO D

VULNERABILIDADE SOCIAL E POLÍTICAS PUBLICAM: UMA PROPOSTA DE ESTUDO DAS CONDIÇÕES SOCIAIS  DOS MORADORES AS MARGENS DA LINHA FERROVIARIA NO MUNICIPIO DE SANTANA –A P

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade de Macapá – FAMA, como requisito para obtenção de nota na disciplina Psicologia Social ministrada pelo Professor Rodrigo xxxx

MACAPÁ

2017

SUMÁRIO

1        JUSTIFICATIVA        03

2  OBJETO DA PESQUISA        04

3        PROBLEMAS DE PESQUISA        04

4        HIPÓTESES        04

5 OBJETIVOS         05

5.1         GERAL         05

5.2         ESPECÍFICOS         05

6        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        05

7        METODOLOGIA        07

7.1         TIPO DE PESQUISA E SELEÇÃO DE FONTES         07

7.2         UNIVERSO DA PESQUISA E COLETA DE DADOS         07

7.3         TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS         07

8        RECURSOS        08

8.1         HUMANOS         08

8.2         MATERIAIS         08

9        CRONOGRAMA        08


  1. JUSTIFICATIVA

No decorrer das décadas, houve grandes transformações social e urbano no Estado do Amapá. Uma dessas transformações é o crescimento e expansão dos municípios, um bom exemplo é o município de Santana, cidade com o segundo maior índice populacional, perdendo apenas para a capital Macapá. Com o crescimento das populações nas cidades, Por outro lado também, trouxe consigo problemas na distribuição da população, produzindo no caso de Santana, locais de insalubridade para moradia, mais popularmente chamado de invasões.  

 

Dos vários focos de moradias sem a mínima estrutura por parte do poder publico, um chama a atenção em especial em Santana: moradias localizadas ar margens da Estrada de ferro, que liga Santana a Serra do Navio. Quilômetros de moradias sem a mínima atenção de politicas publicam por parte do Estado.

         Ao fazer uma visita etnográfica, a primeira impressão dada com a interação neste ambiente territorial, existe uma concentram a população vulnerável e também apresentam desvantagens na infraestrutura perante o restante da população do município. Fazendo com que haja um sentimento de segregação, por parte de quem mora nessa área, em relação aos outros moradores de outros bairros da cidade. Uma multiplicidade de deficiências e problemas nessas áreas habitados as margens da ferrovia, identificando facilmente nessa área um déficit de serviços básicos, tanto em acesso como ema qualidade do mesmo e sem o mínimo de espaço urbano e politicas publicas, o que demanda um grande desafio não somente para as instituições públicas, mas para outros atores da sociedade. Tal quadro deixa caro o processo de vulnerabilidade social ao quais esses indivíduos estão inseridos.

Diante dessa deficiência, é essencial poder determinar quais são os perfis dos moradores dessa área, variáveis ​​e indicadores que determinarão o nível de deterioração social para que possa assim, gerar instrumentos para o desenvolvimento de politicas públicas, bem como o desenvolvimento de dinâmicas psicossociais para o aumento da autoestima desses moradores.

  1. OBJETO DA PESQUISA
  • Vulnerabilidade social e falta de Politicas Públicas.
  1. PROBLEMAS DE PESQUISA
  • Qual o perfil dos moradores dessa área?
  • Quais os elementos que moldam a vulnerabilidade social desses moradores?
  • Qual a problemática enfrentada por esses moradores pela falta de politicas publica? E como essas faltas de politicas públicas agravam o processo de vulnerabilidade social?
  1. HIPÓTESES
  • O perfil dos moradores dessa área é na sua maioria família que possuem renda de ate dois salários mínimos, com baixa escolaridade, trabalhadores terceirizados ou autônomos. Não são atendidos por programas de inclusão social, baixa participação nas ações politicas de reinvindicação de melhorias sociais.
  •  A intervenção do Estado e Município para o processo de retirada dessas famílias do estado de vulnerabilidade social é quase nula. Não existem projetos de politicas publicas para essas famílias, fazendo com os índices de violência sejam altos, falta de acesso a educação e saúde negligenciados, princípios da dignidade humana violados.
  •  Não existem projetos de politicas publicas de curto, médio ou longo prazo para os moradores dessas áreas, fazendo assim com que o clico de vulnerabilidade social não seja quebrado.
  1. OBJETIVOS
  1.  GERAL
  • Analisar e avaliar a noção de vulnerabilidade social dos moradores desse bairro, traçando o perfil dos moradores, para servir de base para a criação de em uma futura proposta de Política de Regeneração Urbana e intervenções sociais.
  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Identificar e descrever os elementos que moldam os fenômenos de vulnerabilidade na área das moradias ao longo da Ferrovia de ferro no perímetro que compreende o município de Santana.
  • Explore os dados secundários disponíveis para a construção de indicadores de vulnerabilidade, dando conta dessas informações que não existe, o que precisaria ser construído para explicar o fenômeno.
  • Determinar critérios, variáveis ​​e indicadores que permitam entender esse processo de segregação das politicas publica entre os demais bairros de Santana comparativo com as moradias as margens da ferrovia.

 

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A noção de vulnerabilidade social ajudaria a identificar grupos sociais, famílias e indivíduos que, devido à menor disponibilidade de ativos materiais e não materiais estão expostos a alterações súbitas e significativas em seus padrões de vida, devido a mudanças na situação de emprego de seus membros ativos. O uso da noção de "vulnerabilidade social" está, portanto, ligado à linha conceitual que coloca a pobreza como deficiência e é proposta como ferramenta analítica para estudar o que acontece neste grande espaço de marginalização e pobreza, cujos limites são difusos e móveis, identificando situações diversas e com diferentes condições de risco. Assim, o conceito permitiria uma maior aproximação à diversidade de situações enfrentadas por aqueles que, de uma forma ou de outra, são participantes de algum tipo de privação, incluindo os mais críticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com