TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A existência de um nexo de causalidade entre traços de personalidade, sexo e lesões no esporte

Artigo: A existência de um nexo de causalidade entre traços de personalidade, sexo e lesões no esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Artigo  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

INTRODUÇÃO: A personalidade de um indivíduo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo formam o todo.

OBJETIVO: Verificar se existe relação causa-efeito entre traços de personalidade, sexo e lesão no esporte.

MÉTODO: A amostra foi composta por 60 atletas com idade média de 15,6 (DP =1,5) anos, sendo 35 atletas do sexo masculino e 25 atletas do sexo feminino pertencentes à Categoria Infanto-Juvenil, participantes de torneios de tênis de campo da Federação Paranaense e Catarinense. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário Fatorial de Personalidade – IFP. Para tratamento dos dados utilizou-se uma MANOVA e uma ANOVA a um nível de p < 0,05.

RESULTADOS: Apresentaram significância para a variável lesão com Agressão (p = 0,01) e Heterossexualidade (p = 0,00). Para a variável sexo, houve diferença significativa com Intracepção (p = 0,02); Afago (p = 0,02); Dominância (p = 0,004); Autonomia (p = 0,03); Heterossexualidade (p = 0,00).

CONCLUSÃO: A agressividade é um importante traço de personalidade a ser considerado para ser controlada para prevenir e diminuir as incidências de lesões em atletas de tênis.

Palavras-chave: esportes, psicofisiologia, tenistas.

INTRODUÇÃO

A personalidade de um individuo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo forma o todo1.

A busca pela evidência e pelo sucesso expõe os atletas a uma condição de serem submetidos a um esforço físico e psicológico muito próximo dos limites fisiológicos, fazendo com que o número de lesões seja muito alto. Embora a medicina e as áreas afins tenham evoluído não somente na prevenção como no tratamento das lesões, ainda é insuficiente para evitar suas ocorrências2,3.

Apesar dos esforços dos pesquisadores, o registro sobre a ocorrência de lesões desportivas no Brasil, mesmo no esporte de alto rendimento, além de não padronizado, é ainda restrito. A dificuldade no acesso às informações sobre os atletas e suas lesões resulta num descontrole sobre a real situação de instalação de agravos à saúde dos envolvidos com o esporte4.

Todavia, existem alguns trabalhos que buscam avaliar o número de lesões ocorridas, em que tipo de modalidade ocorre, assim como o tipo de lesão mais frequente5-9.

Se de um lado essas lesões podem ser causadas por fatores físicos como carga de treinamento, fadiga, ações executadas e acidentes, por outro, tem sido enfatizado também que o fator psicológico pode determinar uma predisposição do atleta para esse transtorno. Pelo efeito devastador que pode ter uma lesão na vida do atleta, é importante melhorar o conhecimento das variáveis psicológicas que interferem na lesão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com