TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do brincar pra o desenvolvimento da criança

Artigo: A importância do brincar pra o desenvolvimento da criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 4..

A importância do brincar pra o desenvolvimento da criança..

“Brincar é uma forma de expressar o que está sentindo, suas experiências e vivências exteriores. Brincar para criança é tão vital quanto comer e dormir

(Pagani 2003,p.12)

Brincar é uma importante forma de comunicação, sendo que é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem, ressaltamos que a brincadeira é indispensável para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Por tanto, é fundamental e preciso conscientizar os pais, professores e também a sociedade no geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente um ato de lazer.Diante do exposto, entende-se que o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si ou em grupo, contribuindo para integração do indivíduo na sociedade.Por meio das brincadeiras as crianças conseguem resolver seus conflitos. Mas, ao brincar, elas demonstram os seus sentimentos, e promove a interação entre as mesmas.

Brincar é uma importante forma de comunicação e, por meio dela, a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Mas vale lembrar que cada faixa etária tem uma necessidade e um interesse diferentes durante a brincadeira. Crianças muito pequenas têm maior dificuldade em dividir os seus brinquedos, enquanto as maiores gostam de brincadeiras em grupo.

Compreende se que o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento infantil, por meio da brincadeira ela pode desenvolver muitas capacidades importantes tais como: imaginação, imitação e memorização.Brincando elas exploram e refletem sobre a realidade no qual estão inseridas interiorizando as e, ao mesmo tempo questionam as regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, a fazer e mais que tudo a conviver e principalmente a ser . Além de estimular a curiosidade a autoconfiança e a autonomia, proporcionam também o desenvolvimento da linguagem, da reflexão, concentração e imaginação. Sendo assim, expressam o que teriam dificuldades em realizar por uso das palavras.

Referências:

aconversacompais.blogspot.com/2008/03/importncia-do-brincar-no.htm

monografias.brasilescola.com › Educação‎

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com