TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico e o ato de brincar no desenvolvimento da criança de forma global e no contexto escolar

Por:   •  1/5/2015  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

O que é o lúdico? O lúdico é toda e qualquer forma de desenvolver a criatividade e as potencialidades através de jogos, brincadeiras, músicas, danças, etc. E o brincar? O brincar é fantasiar, criar, entreter, encantar; é priorizar o sentido de “ser criança” e sua espontaneidade. Dessa forma, o lúdico e o brincar complementam um ao outro e são essenciais no desenvolvimento humano em todas as fases da vida.

A infância é a fase mais importante na vida do ser humano, e é nela que se constrói o alicerce para encarar a vida adulta. Daí surge à importância do brincar. Brincando, a criança aprende a se relacionar com o seu meio, desenvolve autonomia e suas habilidades motoras, estimula os sentidos, a criatividade e a imaginação e assim vai construindo seu conhecimento. Para Vygotky “o brincar é a fase mais importante da vida infantil”.

Nas escolas, ensinar através do lúdico, muitas vezes, é uma tarefa difícil, pois a grande maioria vive como “pequenos adultos” onde não há espaço para a infância e simples brincadeiras como “esconde-esconde” passam a ser algo muito desconhecido e longe da realidade das crianças de hoje. Se não são submetidas ao trabalho infantil, abuso ou exploração estão sujeitas a uma rotina de vida muito atarefada, tendo aula de inglês, música, natação, futebol, etc., permitindo pouco tempo de serem crianças, e quando estão no tempo livre, preferem brincar com seus brinquedos cheios de tecnologia onde praticamente são dominadas pelo objeto deixando de lado toda a fantasia e liberdade de ação.

Esse contexto trás um grande prejuízo na vida delas, pois quando essa chega à escola, não consegue brincar em grupo ou interagir na atividade lúdica proposta. Por isso, devemos ter em mente que a criança nos dias de hoje, é vista como uma cidadã com direitos. Direito a infância e a brincadeira. Como mostra a teoria de Vygotsky, a brincadeira estimula a zona de desenvolvimento proximal (algo que a criança consegue realizar com a ajuda do outro), e nesse sentido o professor e todas as pessoas que fazem parte do seu meio, desenvolvem um papel de grande importância, pois é através dessas interações com o outro, é que surge o conhecimento.

O lúdico no contexto escolar precisa trazer sentido as ações exercidas pelas crianças. Para muitos, brincar de casinha pode ser apenas uma brincadeira, mas para a criança é um mundo de descobertas e aprendizagens, onde a fantasia e a imaginação não tem limites. Para que fique claro, a criança é feita exclusivamente de brincadeiras. Tudo ao seu redor, por ela é visto como uma brincadeira. Por exemplo, quando um bebê está na banheira se banhando e começa a bater as mãos na água ou brincar com os brinquedos oferecidos na hora do banho; para ele, é uma brincadeira divertida e que ao mesmo tempo está aprendendo noções de higiene, conhecendo o seu corpo, descobrindo sensações.

Hoje, podemos perceber que as escolas tem se modificado e colocando a brincadeira como o ponto principal nas escolas, principalmente nas de educação infantil. Mas ainda existem alguns obstáculos a serem superados, pois muitas escolas ainda não fornecem os matérias necessários para estimular as brincadeiras ou para enquirecer os “cantinhos”. Ou também, quando o professor não interage com os seus alunos durante a brincadeira. A brincadeira não pode ser fixa, é preciso ir se modificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com