TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A informação contábil é útil para fins de comunicação, motivação e de verificação.

Tese: A informação contábil é útil para fins de comunicação, motivação e de verificação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Tese  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A informação contábil é útil para fins de comunicação, motivação e de verificação.

A contabilidade é um instrumento administrativo e contábil que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar resultados e mostrar informações sobre a situação financeira e patrimonial das empresas.

Sendo o patrimônio o conjunto de elementos necessários para a existência de uma entidade (empresa), tem se então ali bens, direitos e obrigações.

Temos no grupo dos bens tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas. Sendo classificados de duas formas:

Bens Tangíveis: que têm forma física são palpáveis.

Bens Intangíveis: não são palpáveis, não constituídos de matéria.

Há também outros elementos, conforme informações a seguir:

Direitos: são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros

Obrigações: São bens de propriedade de terceiros que se encontra em poder da entidade.

A contabilidade é a ferramenta necessária para o desenvolvimento das informações contábeis úteis para os diversos usuários, dentre essas informações estão o Balanço Patrimonial e as Demonstrações do Resultado do Exercício, que devem estar estruturadas de forma clara seguindo os princípios contábeis, pois esses dados serão usados e adicionados quando assim for desenvolvido o balanço.

Etapa 1

Relação de contas Patrimoniais - em 20/08/2009;

Inovação e Desafio Com.Ltda

Tabela de relação de contas, classificada de forma equivocada:

Passo 1

Tabela de relação de contas, reorganizada:

Passo 2

Classificação de Bens de uso, Bens de consumo, Bens de troca e Bens intangíveis:

Passo 3

Situação da empresa = Situação positiva

Passo 4

Publicação com a mesma situação líquida que a Inovação e Desafio Com Ltda.

Renosa Indústria Brasileira de Bebidas S.A

Balanços Patrimoniais

Em 31 de dezembro

Em milhares de reais

Etapa 2

Relação de contas patrimoniais – em 20/08/2009 - Inovação & Desafio Com. Ltda

Passo 2

Capital Social: R$ 950,300

Passo 3

O Balanço Patrimonial da Etapa 1 está de acordo com as alterações determinadas pelas Leis No. 11.638/07 e Lei No. 11.941/09, antiga MP 449/08, que reza que as contas que sofreram alterações são:

O Ativo passou a ter somente dos grupos de Contas: Ativo Circulante e não-circulante. O grupo Permanente deixou de existir e o Ativo Realizável a Longo Prazo, de grupo, virou subgrupo do Ativo Não- Circulante.

Houve também a extinção do subgrupo Diferido, mas caso as empresas tenham ainda classificadas tais despesas no Diferido, após a edição da MP, elas devem ficar no Ativo Não-Circulante, até que sejam totalmente amortizadas.

O grupo do Passivo Exigível a Longo Prazo foi substituído pelo Passivo Não- Circulante, portanto todas as obrigações das empresas cujo vencimento seja após o exercício seguinte, deverão ser classificadas como não-circulantes. Foi extinto o grupo Resultado dos Exercícios Futuro sendo que com essa saída, toda e qualquer receita antecipada deverá ser classificada no Passivo Circulante ou Passivo Não-Circulante, conforme o prazo de realização.

Passo 4

Pronunciamento Conceitual Básico

Ativos

O fluxo de caixa depende de como são empregados os ativos, uma vez que as empresas os usam para produzir bens e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes, que por sua vez se predispõem a pagar por eles. Sendo assim o caixa rende serviços à entidade por exercer comando sobre os demais recursos.

Para incorporar um beneficio econômico futuro a um ativo, é necessário que seu potencial possa contribuir para o fluxo de caixa da entidade, o que pode ser realizado de duas formas distintas: a primeira depende do potencial produtivo que faz parte das produtividades operacionais da empresa; a segunda assume forma de conversibilidade em caixa ou equivalente, ou pode ser capaz de reduzir as saídas de caixa, um exemplo do processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.

A seguir estão exemplos como podem ser usados os benefícios econômicos futuros:

1. Pode ser usados na produção de bens e na prestação de serviços a serem vendidos;

2. Trocados por outros ativos;

3. Usados para liquidar um passivo;

4. Distribuído aos proprietários da entidade.

A forma física não é essencial para a existência de um ativo, já que as marcas, patentes e os direitos autorais, são ativos desde que proporcionem benefícios econômicos futuros para a entidade. Há ainda ativos como constas a receber e imóveis, que estão associados a direitos legais.

Geralmente os ativos são obtidos por meio de sua compra ou produção, mas há outras formas de gerá-lo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com