TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mídia Brasileira e a imposição padrão Barbie.

Por:   •  11/1/2016  •  Artigo  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

A mídia Brasileira e a imposição padrão Barbie.
Até onde vai à busca do corpo perfeito.

Conceição Nogueira¹

“Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história. Não se compare a ninguém, pois cada um de nós é um personagem único no teatro da vida” (CURY, 2005,p.1).

Resumo

Neste artigo abordaremos a influencia da mídia sobre a população brasileira e de que forma isso impõem padrões de beleza e como isso pode influencia na qualidade de vida e saúde. Pessoas que abrem mão da sua saúde para ter um corpo perfeito, imposto pela mídia Brasileira, à pressão para que os corpos femininos de assemelhem a aquela atriz do comercial de lingerie. Cidadãos comuns impostos a esse padrão midiáticos que são alienados a não aceitar o próprio corpo e desenvolver distúrbios alimentares e mentais para viver em mundo de fantasia criado pelos supostos “padrões brasileiros” de qualidade. Quão longe vale a pena ir para abrir mão da qualidade de vida e ter um corpo da moda? Essa abordagem é necessária, pois é discriminatória e irreal não comtempla a população e é prejudicial à saúde e já atinge todas as faixas etárias. Alienação Midiática.

Introdução

    O corpo é uma construção cultural, porque cada sociedade possuem padrões diferentes. Na atualidade vemos cada vez mais mulher e homens que desejam se adequar a um padrão imposto pela mídia no Brasil, contraposto isso vemos que esse padrão foge da realidade dos padrões brasileiros. Essa geração narcisista influenciada pela mídia busca muitas formas de se “adequar” ao padrão buscando cada vez mais cirurgias plásticas, dietas milagrosas e cada vez mais falsas propagandas que só são mais e mais prejudiciais à saúde, nos casos mais graves as situações são tão extremas que chegam a ser irreversíveis.

Desenvolvimento

Padrão de beleza e sociedade

Atualmente não dá espaço para as pessoas que não se enquadram na exigência imposta pela mídia. “O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial cirurgias plástica, o pais quase dobrou o número de cirurgias estéticas realizadas nos últimos quatro anos, com 97,2% de crescimento.” Como a mídia age? Através das revistas, jornais, televisão e internet. Na verdade a mídia está em todo lugar, cada vez mais veicula imagens de corpos perfeitos através dos mais variados formatos de programas, propagandas, novelas, filmes etc. Isso nos leva a pensar que a juventude associada ao corpo perfeito é ideal, as “fabricas de fantasia” como pode ser intitulada a mídia brasileira criam situações ilusória e muitas vezes “impossível” para realidade brasileira. As exigências que as mulheres tem feito a si mesma para atingir o padrão de beleza imposto pela mídia, prejudica muito em todos os sentidos, tanto psicológicos, como na saúde do corpo. A sociedade exige demais da mulher (cuidar da casa, do marido, das crianças, do emprego, da graduação, do cabelo, do corpo etc.). Diante de tudo isso vem o stress, não aceitar o seu corpo, as dietas malucas, distúrbios alimentares e mais tarde doenças como bulimia e anorexia nervosa. 

“O padrão estético de beleza atual, perseguido pelas mulheres, é representado imageticamente pelas modelos esquálidas das passarelas e páginas de revistas segmentadas, por vezes longe de representar saúde, mas que sugerem satisfação e realização pessoal e, principalmente, aludem à eterna juventude” (BOHM, 2004, p.19).

As mulheres que lutaram durante anos para ter seu direito de liberdade em todos os sentidos, que lutou para deixar de ser o sexo frágil vêm sendo atingida em cheio e perdendo a batalha e de curvando aos padrões de beleza impostos na atualidade.

Indústria da beleza

A mídia trabalha em torno de uma imensidão de produtos e avanços da tecnologia a fim de melhorar a estética e a forma física, vemos todos os dias mais o surgimento de novos produtos que fazem parte da ditadura da beleza. A indústria da beleza inclui cosméticos, artigos de beleza, perfumes, produtos de higiene e artigos de enfeite. Dieta, saúde, cuidados pessoais e produtos da moda também fazem parte da indústria que comercializa beleza ou o aumento dela às mulheres.
A influencia disso é a forma com que as mulheres vêm o próprio corpo em relações aos padrões, a influencia na autoestima e causa de inúmeros distúrbios alimentares. Vemos o quanto à indústria está a todo vapor no Brasil é que mesmo em meio à crise nos pais a indústria cresce e ocupa o 3º lugar no ranking mundial, ser mulher na sociedade atual custa caro e cobra tanto do bolso quanto da sua saúde e às vezes o mais caro é a morte.

“Em parte devido à existência de múltiplos ambientes de ação, as escolhas e atividades de estilo de vida tendem com grande frequência a ser segmentárias para o indivíduo: os modos de ação seguidos num contexto poderão variar mais ou menos substancialmente em relação aos adotados em outros contextos”. (Giddens, 1997:77-78)

Um dos casos que pode ser citado é da Subcelebridade Andressa Urach que ficou entre a vida e a morte devido a tratamentos de estética, felizmente no final, mesmo com sequelas ele saiu com vida, mais no caso de Maria Irlene Soares da Silva, 43, que morreu durante uma cirurgia de lipoaspiração em uma clínica na região de Moema, zona sul de São Paulo, em 13 de dezembro de 2012, não foi de tanta sorte essas informações mostram que o padrão imposto afeta todos os tipos de faixa etária e classe social são algo preocupante e que deve servir de alerta para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com